Graças ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão buscando novos meios de se entreter dentro de suas casas. A moda dos quebra-cabeças é um exemplo disso. Outra técnica também tem feito sucesso atualmente: o crochê.
Normalmente praticado por pessoas idosas como forma de distração, em tempos de pandemia o crochê tem chamado a atenção até mesmo dos mais jovens.
Um garoto de apenas 12 anos nascido na Etiópia, mas que vive nos Estados Unidos, ganhou fama nas redes sociais ao mostrar seu trabalho perfeito com o crochê.
O nome dele é Jonah Larson e sua conta no Instagram já tem 262 mil seguidores. Dentre as publicações encontram-se diversas peças feitas por ele, como colchas coloridas, meias, gorros, luvas, roupas, bonecos e até bolsas.
Jonah é um sucesso quando o assunto é crochê. A técnica surgiu em sua vida quando ele tinha apenas 5 anos de idade. Foi uma maneira encontrada pela mãe do menino, Jenifer, de ajudá-lo com a hiperatividade na escola.
“Minha mãe me mostrou um tutorial do YouTube e foi fazer algumas tarefas domésticas. Cerca de uma hora depois, ela voltou e eu tinha feito um pano de prato perfeitamente, assistindo ao tutorial, enquanto ela esperava apenas uma confusão de fios emaranhados”, disse Jonah ao site ‘House Beautiful’.
O interessante é que ele domina tanto a técnica que faz crochê sem precisar ao menos olhar para as mãos. Com isso, Jonah consegue até fazer outras atividades enquanto crocheta, como estudar para alguma prova ou fazer trabalhos escolares.
“Faço uma certa repetição de pontos e linhas no meu crochê e meus dedos sabem exatamente onde estou, para que saibam exatamente o que fazer com o gancho e o fio”, disse em entrevista à revista ‘Vogue’.
O trabalho de Jonah conquistou até mesmo pessoas famosas, como as atrizes Drew Barrymore e Melissa McCarthy e a cantora Kelly Clarkson, que revelaram serem admiradoras do talento do garoto.
Veja alguns trabalhos do garoto comprados por famosas:
O crochê para Jonah é uma espécie de terapia. Ele já lançou dois livros nos quais ensina técnicas de crochê e também fala sobre seus projetos e desejos de ajudar a comunidade da onde veio, na Etiópia.
O menino sabe que é privilegiado por viver onde vive e ter acesso à educação de qualidade, saúde, entre outros. Mas ele quer que os garotos etíopes de sua região também tenham boas oportunidades.
“Gosto de pensar como se eu ainda estivesse na Etiópia. Eles teriam sido meus colegas de classe, mas, como estou nos Estados Unidos, tenho toda a educação, livros, microscópios para a ciência, todas essas coisas que podem ajudar você a ser bem-sucedido. Eu queria que eles tivessem a mesma oportunidade”, afirmou ao ‘House Beautiful’.
Confira mais fotos do trabalho de Jonah em crochê:
Veja uma foto de Jonah com sua família:
Menino ensina crochê e se ‘inspira’ em Rodrigo Hilbert contra preconceito
Deixe seu comentário