1) Pica-Pau e vodu
No episódio ‘O Rei do Vodu’, de 1961, Pica-Pau não se mostra muito respeitoso com a religião de um jacaré que faz “vodu”. Trata-se de uma representação preconceituosa de religiões afrodescendentes, como umbanda e candomblé.
Assista ao episódio completo:
2) Pica-Pau é o ‘diabo’
Em outro episódio, o Pica-Pau, de carro, se depara com uma placa que pede preocupação com o meio ambiente ao questionar se a viagem que ele faz é necessária.
Pica-Pau não apenas responde que é necessária, como também se transforma em uma espécie de demônio e diz: “eu sou o diabo necessário”.
3) Pica-Pau rouba gasolina
No mesmo episódio do item 2, com o título ‘O Afanador de Gasolina’ (1943), Pica-Pau rouba gasolina da forma mais perigosa que existe: sugando, com a boca.
Assista ao episódio completo:
4) Pica-Pau no psiquiatra
Não tem problema nenhum ir ao psiquiatra, mas o episódio a seguir exagera um pouquinho nesse sentido. O capítulo mostra a ave com comportamento agressivo e alucinações que podem não ser lá muito bem compreendidas por crianças.
No fim das contas, o psiquiatra é retratado como alguém tão louco quanto o Pica-Pau. Assista completo:
5) Pica-Pau e indígenas
Em um episódio chamado ‘O Barbeiro de Sevilha’, Pica-Pau chama um índio de “cabeça de peru” – algo que seria encarado como inadmissível nos dias de hoje, por representar preconceito com e ridicularização dos indígenas.
Assista ao episódio completo:
Deixe seu comentário