O pastor Valdemiro Santiago é uma das figuras mais controversas da igreja evangélica brasileira. Ele é o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, e recentemente se envolveu em um caso em que foi esfaqueado no pescoço por um homem. Se já não bastasse tal fato, utilizou a camisa ensanguentada para “curar” seus fiéis e pediu um total de R$ 8 milhões em doações.
Esta é apenas mais uma das polêmicas nas quais Valdemiro Santiago se envolveu. Confira abaixo mais 5 delas:
1) Naufrágio enquanto pescava
Em 1996, enquanto ainda era missionário da Igreja Universal do Reino de Deus, Santiago foi vítima de um naufrágio enquanto pescava com outros três pastores em alto mar. Ele afirma que precisou nadar por aproximadamente 8 horas até conseguir ajuda, e que alguém sabotou a embarcação.
“Sabotaram o barco. Eu peguei uma boia e pedi para que os pastores ficassem lá enquanto eu ia buscar socorro. Fui levado para uma ilha deserta. A corrente puxava (para trás). Eu nadei das 9h30 até as 5 horas da tarde. Ali havia um ninho de tubarões brancos. Por causa do sal, meus olhos sangravam. Eu orava e chorava muito”, disse, em um de seus livros.
2) Prisão por porte de arma
Em 2003, Santiago chegou a ser preso durante uma blitz em Sorocaba, no interior de São Paulo, por porte ilegal de armas. Na ocasião, a polícia o flagrou carregando um escopeta, duas carabinas e munição dentro de seu veículo. Ele alegou que se tratavam de armas para caça, mas foi detido assim mesmo. Acabou sendo liberado três dias depois, mas precisou pagar três cestas básicas para instituições de caridade.
3) Grosseria com fiéis
No início de 2016, circulou um vídeo que mostrava o pastor sendo bastante grosso e mal-educado com seus fiéis. Enquanto ia embora, muitos tentaram cumprimentar Santiago, mas visivelmente irritado, não quis saber de conversa com ninguém e chegou a gritar com alguns deles, pedindo licença para deixar o local.
4) Briga com o apresentador Ratinho
Em 2011, o pastor se desentendeu com o apresentador Ratinho, após ser acusado por ele de estelionato. Em um de seus programas de TV, Santiago chegou a chamá-lo para uma briga e a rogar uma praga para cima dele: “amanhã você contrai um câncer e não tem a quem recorrer.”
Dois anos depois, eles se encontraram no programa Domingo Legal e fizeram as pazes. Santiago chegou até mesmo a fazer uma participação no programa do apresentador.
5) Polêmica da carta
Há alguns anos, uma carta que foi encontrada em um dos templos da igreja causou bastante constrangimento a Santiago. Nela, pedia-se para que fiéis se passassem por “enfermos curados, ex-drogados e aleijados”, como tentativa de fazer mais pessoas contribuírem financeiramente com a igreja.
Ela foi escrita pelo próprio pastor, que oferecia até mesmo uma ajuda de custo para quem aceitasse fazer a encenação e “dar seu testemunho de consagração e vitória”. No final, ainda havia um pedido para que a carta fosse destruída e o assunto não fosse comentado, caso a pessoa não quisesse contribuir.
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Deixe seu comentário