in ,

Exemplo: Costa Rica foi alimentada, apenas por energia renovável, por mais de 250 dias em 2016

A Costa Rica completou em 2016, 250 dias sem ter queimado um único combustível fóssil. Sim, isso mesmo: 98,2% da energia elétrica da Costa Rica veio de fontes renováveis no ano passado

O Instituto de Energia Elétrica da Costa Rica, o ICE, informou que as fontes de energia renováveis representaram 98,2% da eletricidade do país e mais de 250 dias foram completamente preenchidos por fontes renováveis.

A Costa Rica tem sido alimentada por uma combinação de fontes de energia hidrelétrica, geotérmica, eólica, solar e de biomassa. Cerca de 74,35% da eletricidade do país vem de fontes hidrelétricas. As usinas geotérmicas contribuíram com, aproximadamente, enquanto as turbinas eólicas forneceram 10,30%. A biomassa e solar geraram 0,74% e 0,01% cada. Mas nos outros dias do ano passado (2016) 1,88 por cento de sua eletricidade ainda precisou ser produzida a partir de combustíveis fósseis devido a déficits pluviométricos no início do ano.

“National Power and Light Company” em Santa Ana, Costa Rica

Em setembro de 2016, a Costa Rica fez história com a grade em 100% de fontes renováveis por 113 dias seguidos. No entanto, acredita-se que ainda levará muitos anos antes que o país se torne 100% renovável. Por exemplo, o sistema de transporte representa cerca de 70% do consumo de energia na Costa Rica e ainda depende fortemente de combustíveis fósseis.

Em todo o mundo, em 2016, a energia renovável alimentou 95% da eletricidade no Uruguai. A Suécia obteve metade da sua energia a partir de energias renováveis e Portugal conseguiu funcionar durante 107 dias seguidos utilizando as energias renováveis. E o Brasil? Não há dados satisfatórios.

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

O ano mal começou e Mariah Carey é o primeiro meme de 2017

Descoberto o local da misteriosa “casa-caverna” mais conhecida da internet