Em dezembro de 2021 a influenciadora digital Sarah Poncio e Jonathan Couto perderam a guarda do filho adotivo de apenas 2 anos, Josué. O ex-casal, que já tinha dois filhos, se comoveu com a história do bebê no início de 2020 e decidiu adotá-lo.
Entretanto, no dia 9 de dezembro de 2021, o juiz determinou a volta de Josué (que se chamava, originalmente, Oseias) para a mãe biológica após ela alegar que estava mal psicologicamente e precisava ter o filho de volta.
Após a repercussão do fato – que trouxe enorme tristeza para a família – especialistas explicaram que o caso corre em Segredo de Justiça (pois envolve um menor de idade). Contudo, certamente Josué estava em processo de adoção. Ou seja, a adoção não havia sido finalizada ainda.
Mãe fala em devolver filho para Sarah Poncio
Nesta semana, o assunto voltou a ganhar as redes sociais após a mãe biológica de Josué afirmar, em uma live realizada no Instagram no domingo (30), que devolveria o filho para Sarah Poncio, pois o menino de 3 anos não conseguiu se adaptar à nova realidade.
“Josué não está se adaptando, só chora, pede para ir pra casa. Aí, eu com todo aquele cuidado, converso, com muita paciência, porque ele só tem 3 aninhos”, começou Mirelly Costa, que revelou que o bebê teve até febre por conta da situação.
Contudo, Mirelly ressaltou que só deixaria o filho voltar para a casa dos Poncio se o processo de adoção fosse concluído legalmente.
“Se fosse para ele voltar de papel passado e tudo mais, eu deixaria. Só que não foi possível. Pelo bem estar dele, porque eu achei que ele se adaptaria aqui, mas ele não está, deixaria, sim, ele voltar. Pela felicidade dele, porque não adianta eu estar feliz e ele não”, afirmou a mãe biológica.
Mirelly Costa fez questão de reforçar que não tem interesse na fortuna que Sarah Poncio tem.
“Nunca quis dinheiro deles, só queria um abraço do Josué. Foi tudo um mal entendido. Sou muito grata ao cuidado que Sarah teve com Josué, por tudo que ela fez por ele. O pai dela, da mesma forma. Eu sempre reforço: ‘Josué, você tem duas mamães‘. Sempre mostro os stories da Sarah, os irmãos“, disse ela.
O que pode acontecer?
As declarações da mãe biológica de Josué repercutiram bastante na internet. E agora? O que pode acontecer com Sarah Poncio e Josué? É possível que o garotinho retorne para a família que o acolheu quando foi preciso?
O advogado José Leandro Caldas concedeu uma entrevista ao jornal ‘Metrópoles’ e opinou que várias coisas podem acontecer neste novo cenário do caso. Uma delas, é que Josué pode ser levado de volta para a mãe adotiva, Sarah e o processo de adoção ser retomado na Justiça.
“Todo processo de adoção é feito no princípio do que é melhor para a criança, como Josué já possui um vínculo social e afetivo com Sarah, caso a mãe aceite concluir o processo de adoção, é o cenário mais provável”, disse o advogado.
No entanto, ele lembra que a presença de outros familiares na “disputa” pode dificultar a volta de Josué para a família Poncio.
“A presença de uma avó ou qualquer outro familiar com proximidade do filho pode dificultar o processo de adoção para a antiga família, mas o juiz sempre prioriza o que é melhor para a criança“, afirmou José Leandro.
Outra possibilidade é que a Justiça entenda que a mãe biológica de Josué não é capaz de cuidar dele.
“Caso o juiz interprete que seja necessário, ele pode retirar a guarda da mãe biológica e reiniciar um processo de adoção, como há um vínculo social e afetivo de Josué com sua antiga família é uma possibilidade de retorno”, disse o advogado.
Segundo o especialista, o pior que pode acontecer neste caso é o juiz concluir que Josué não deve ficar nem com a mãe biológica (Mirelly Costa), nem com a adotiva (Sarah Poncio).
“Caso a Justiça determine, Josué pode ser encaminhado para um lar adotivo, mas vendo o atual cenário, é muito pequena a chance disto acontecer”.
Por que Josué voltou para a mãe biológica?
De acordo com especialistas em Direito da Família, o juiz determinou que Josué voltasse para a família biológica após pedido da mãe dele, em dezembro de 2021, pois o processo de adoção certamente não estava finalizado.
“No caso, alguma parte da tramitação não foi respeitada, e por mais triste que seja, ao não serem seguidas as imposições legais, a criança retorna para mãe biológica. Ao que parece, a mulher não desistiu da adoção, apenas nunca entregou de fato a criança para adoção“, opinou a advogada Gabriela Grasel Bittencourt, também ao jornal ‘Metrópoles’.
“Até agora, o que temos de elementos indica apenas que a família Poncio acolheu uma criança em situação de vulnerabilidade, o que é muito nobre, mas não é adoção. Adoção é um procedimento sério e rigoroso e, uma vez feita corretamente, não há como voltar atrás“, disse outra advogada, Mariana Serrano, em entrevista à ‘Glamour’.
A especialista explica que o processo de adoção no Brasil é complexo e cheio de trâmites burocráticos: mas é totalmente irreversível caso seja realizado da maneira correta.
Na época em que Josué saiu do lar adotivo, Sarah Poncio declarou toda sua dor. “A separação de uma família com o seu bebê é um ferimento que pode jamais ser curado“, disse a influenciadora em nota enviada à imprensa.
Sarah Poncio publicou uma foto com Josué em sua conta oficial no Instagram em que falou da tristeza em perder um filho.
“Ao longo de toda nossa experiência, compartilhei todo o amor que pude com esse bebê, que tanto merecia afeto e carinho. Não importa o que digam, eu serei eternamente sua mãe. Eu cuidei dele com zelo, nutri com afago e vivi sua vida em cada célula do meu corpo”, disse Sarah.
Veja a foto dos três filhos de Sarah Poncio – José, Josué e João – publicada por ela no Instagram:
Atriz que engravidou do concunhado fala pela primeira vez e conta que foi agredida
Deixe seu comentário