Nas últimas semanas, uma polêmica envolvendo o McPicanha do McDonald’s teve início e está rendendo até hoje.
O fato é que um consumidor declarou que denunciará a rede de fast food por propaganda enganosa, pois o lançamento – ‘Novos McPicanha’ – não são feitos de hambúrguer de picanha.
- GUIA DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES! Encontre o presente que mais combina com quem te apoia, incentiva, ensina e te ama como você é! Agora a melhor parte: opções de frete grátis com Amazon Prime e tem até um cupom de R$ 15 pra você resgatar! Basta clicar aqui.
A polêmica começou quando o perfil ‘Coma Com os Olhos’ publicou uma resenha sobre o lanche no Instagram.
Ao falar sobre o McPicanha, ameaçou levar o caso de uma possível propaganda enganosa ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e ao Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de São Paulo.
“Eles, de forma estratégica, deixaram uma informação extremamente relevante fora da divulgação. A tal carne de picanha, internamente chamada de carne pic, foi descontinuada. Desde o 5 de abril, os restaurantes da rede foram notificados pela matriz que deveriam usar a carne 3.1, ou seja, a da linha Tasty”, diz a publicação feita em 19 de abril.
O perfil chega a destacar que o McDonald’s não esconde o fato de que o “hambúrguer é ‘100% bovino’ com molho sabor picanha”, mas a informação vem escrita em letras pequenas e brancas sobre fundo vermelho, com pouquíssimo destaque.
Sendo que o nome do sanduíche é McPicanha, ou seja, os clientes compram acreditando que estão comendo hambúrguer de picanha.
“Por mais que certas informações estejam em formato de texto legal, você está sendo induzido ao erro, você está sendo enganado. Você está comprando gato por lebre. Não existe meio termo aqui”, diz trecho da legenda.
Diante da enorme repercussão, o Procon-SP notificou o McDonald’s e pediu esclarecimentos. O Ministério Público também fez o mesmo. Procurado, o Conar também afirmou que abrirá uma representação ética para discutir o caso.
Já o Procon-DF decretou, na tarde desta quinta-feira (28), a proibição do comércio da linha de sanduíches após fiscalização de algumas lojas na capital.
Atualização: na manhã desta sexta-feira (29), a empresa anunciou que decidiu retirar do cardápio de todas as suas lojas no Brasil, os dois sanduíches da linha.
Confira o post polêmico sobre os lanches do Mc Donald’s:
Ver essa foto no Instagram
Polêmica do McPicanha
Nas redes sociais, internautas comentaram sobre o lançamento do McDonald’s, o McPicanha, e muitos alegaram que apesar de gostoso, o lanche não vale o preço cobrado pela rede de fast food.
“Comprei o McPicanha cheddar bacon… Ele é gostoso mas não vale os 41,90, a carne tem gosto de hambúrguer normal, não tem gosto de picanha”, disse uma consumidora na internet.
“Na minha lanchonete não digo nem que o queijo é cheddar. Digo e escrevo queijo tipo cheddar, que é pro cliente saber o que está comprando. Puta falta de respeito esse tipo de coisa”, comentou outro internauta, que é dono de uma lanchonete.
“Isso foi o que você descobriu, imagino o quanto somos enganados…“, declarou mais uma mulher no Instagram.
Um rapaz chegou até a marcar o perfil oficial do McDonald’s e questionou: “Ê @mcdonalds_br no crédito ou no débito pra enganar o consumidor?“.
McDonald’s se pronuncia
Diante da polêmica, o McDonald’s resolveu falar sobre os ‘Novos McPicanha’ e a campanha de lançamento.
Através de um comunicado oficial, a rede afirmou que o sabor acentuado de churrasco que o sanduíche em questão tem vem de um molho exclusivo sabor picanha (provando que a rede estava bem ciente do golpe, para conseguir fugir de uma possível autuação).
A empresa admite, entretanto, que o hambúrguer, por sua vez, não é feito desse tipo de carne.
Leia a nota publicada pelo Mc Donald’s sobre o assunto, na íntegra:
“A rede esclarece que a plataforma recém-lançada denominada ‘Novos McPicanha’ tem esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, ao oferecer sanduíches inéditos desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco.
Para isso, os lançamentos trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha), uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente).
Lamentamos que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informamos que haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”.
- GUIA DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES! Encontre o presente que mais combina com quem te apoia, incentiva, ensina e te ama como você é! Agora a melhor parte: opções de frete grátis com Amazon Prime e tem até um cupom de R$ 15 pra você resgatar! Basta clicar aqui.
McDonald’s polemiza ao criar sanduíche de mortadela para o aniversário de SP
Deixe seu comentário