‘Desafio do desodorante‘, este é o nome da brincadeira perigosa que acabou com a vida de um menino de apenas 10 anos em Minas Gerais na última quinta-feira (25).
João Victor Santos foi encontrado desacordado pelo irmão dentro de um guarda-roupa na casa da família, localizada no bairro Pirajá, em Belo Horizonte.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para o resgate, mas João Victor já havia sofrido uma parada cardiorrespiratória após ter inalado o aerossol contido do produto, e estava morto.
A família ficou em choque e extremamente abalada com o ocorrido. “Têm várias formas de fazer esse desafio, sempre inalando o produto. O João inalou dentro do guarda-roupa. Quando o irmão abriu a porta ele (João Victor) caiu”, disse a avó do menino em entrevista ao ‘G1’.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais. A criança foi sepultada na última sexta-feira (26) no Cemitério Parque Terra Santa, em Sabará, região metropolitana da capital mineira.
De acordo com o jornal ‘Estado de Minas’, um caso parecido aconteceu em 2018, quando uma criança de 7 anos morreu ao tentar fazer o mesmo desafio, dessa vez em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Fabiano Teixeira Santos, pai de João Victor, disse que o filho “gostava de internet e assistir aos vídeos na televisão”. Em entrevista ao jornal ‘O Tempo’, ele ainda fez um alerta aos pais:
“Eu peço para que todos olhem e tomem cuidados com seus filhos. A internet oferece muitas coisas boas, mas também tem coisas ruins. Se a gente não tomar cuidado, vai acontecer cada vez mais”, disse.
“A gente pede para que as autoridades façam algo para que novos casos não aconteçam“, acrescentou Fabiano, que perdeu o filho por conta da brincadeira.
Mas do que se trata o ‘Desafio do desodorante’?
Por incrível que pareça, o ‘Desafio do desodorante’ é uma competição que se espalhou entre crianças e adolescentes através das redes sociais e tem a intenção de ver quem consegue inalar a maior quantidade – e por mais tempo – do aerossol presente no desodorantes.
E a existência de desafios e “brincadeiras” como essa não são novidade em meio a esse público na internet. Já existiram outros casos em que crianças e adolescentes colocavam sua saúde e segurança em risco para cumprir desafios virais na web.
Em 2019 surgiu o ‘Desafio Momo‘, que se espalhou pelo WhatsApp e incentivava os participantes a cometerem o suicídio através da imagem de uma mulher macabra.
Você deve se lembrar que também em 2019 veio o ‘Jogo da Baleia Azul‘ que sugeria uma série de 50 desafios a serem seguidos. Essas tarefas terminavam com a criança ou adolescente que topasse participar tirando a própria vida.
Ainda sobre o ‘Desafio do desodorante’, é importante citar que inalar o aerossol do produto pode dar a sensação oferecida por outras conhecidas drogas inalatórias, como o lança-perfume e o loló.
Mas a inalação de desodorante pode muitos malefícios à saúde, podendo provocar até asfixia, conforme explicam os pneumologistas. A perda de consciência e a morte são as consequências mais agudas e graves deste ato.
“O spray é composto por álcool, alumínio e gases, como o isobutano. O problema é que esses gases se juntam mais facilmente aos glóbulos vermelhos, responsáveis por transportar o oxigênio pelo corpo. Os gases, então, são transportados no lugar do oxigênio o que provoca a asfixia”, disse o médico Renato Calil em uma entrevista ao jornal ‘A Gazeta’.
Veja uma foto da casa de João Victor, onde ele foi encontrado morto pelo irmão:
Que história é essa de ‘bota o sapato’? Entenda a brincadeira com as crianças
Deixe seu comentário