Durante uma pregação solitária na mata próxima ao Jardim Melle, em Vinhedo (SP), um jovem pastor evangélico de 19 anos teve uma companhia inusitada: uma onça-parda.
- SALDÃO DO CLIENTE! Amazon traz ofertas de até 76% em diversas categorias, incluindo livros, eletrônicos, vídeo games, moda, cozinha, casa, itens para bebês e muito mais. Clique aqui para conferir as promoções.
O animal, que é comum na região, mas não é habitualmente avistado, observou o pregador por aproximadamente 5 minutos antes de se afastar, sem mostrar sinais de agressividade.
No domingo (20), o momento foi gravado por Paulo Henrique Barreto da Silva, o pastor em questão, que no vídeo de 16 minutos ficou visivelmente assustado pela presença do felino.
“Jesus, tira essa onça de uma vez daqui. Meu Deus, tira essa uma vez daqui”, foi o que Silva repetiu no vídeo.
Depois que o animal se retirou, o pastor decidiu encerrar a gravação e abandonar o local, explicando em entrevista à EPTV: “Depois eu fui embora, porque a Bíblia fala para não tentar o Senhor Deus“.
A área da mata, conhecida como Monte das Bananeiras, é um local onde Silva já encontrou outros indivíduos orando, mas preferiu ficar só. Ele revelou:
“Só que a onça não tinha aparecido ainda. Aí, aproveitando que eu estava só, eu falei comigo mesmo, eu vou abrir uma ‘live’, um vídeo para falar da Palavra de Deus, pregar o Evangelho”. O jovem pastor mantém um canal onde compartilha mensagens com os seguidores.
Veja o vídeo do momento em que a onça aparece:
Pastor vai fazer sua oração em área de mata e fica frente a frente com uma onça-parda. O fato aconteceu na região de Vinhedo (SP).
"Jesus tira essa onça daqui, Jesus” pic.twitter.com/ANqljBk6gV
— Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) August 23, 2023
A onça-parda foi vista novamente na cidade, desta vez na noite de sábado, correndo pelo bairro Jardim Miriam, na área conhecida como Sete Barros.
Ambas as aparições foram confirmadas pela prefeitura, que assegurou que não há registros de ataques de animais a seres humanos na região.
Em relação ao que fazer nestas situações, as autoridades, como a Guarda Municipal ou Corpo de Bombeiros, recomendam manter a tranquilidade, evitar qualquer aproximação, caça ou tentativa de captura do animal.
Caso se perceba risco potencial, o ideal é entrar em contato com os órgãos responsáveis.
“A presença de onças pardas nas próximas não deve gerar pânico. Esses animais têm um papel importante no equilíbrio do ecossistema local, ajudando a controlar as posses de presas naturais, como roedores, veados e capivaras. Ao agir com responsabilidade e respeito, podemos garantir um ambiente seguro tanto para os moradores quanto para a fauna“, destacou a prefeitura em comunicado.
O biólogo Luciano Lima, em entrevista ao portal ‘G1’, acrescentou que a onça-parda tem uma ampla distribuição nas Américas, sendo cada vez mais comum em áreas rurais, inclusive no interior de São Paulo.
“Essas presenças são um reflexo da perda de habitat, já que as áreas naturais onde ocorriam, nesse caso a Mata Atlântica do interior de São Paulo, foi severamente reduzida, dificultando o encontro de presas, o que obriga esses animais e se deslocarem mais e eventualmente se aproximarão de áreas com maior presença humana – que naturalmente tendem a evitar”, explicou Lima ao ‘G1’.
- SALDÃO DO CLIENTE! Amazon traz ofertas de até 76% em diversas categorias, incluindo livros, eletrônicos, vídeo games, moda, cozinha, casa, itens para bebês e muito mais. Clique aqui para conferir as promoções.
Criança morre após suposto ataque de onça e moradores matam animal
Deixe seu comentário