Atualmente, o cristianismo ocupa o posto de religião mais popular do mundo, com 2,4 bilhões de seguidores, ou 33% da população mundial. Mas esse cenário pode mudar em futuro um pouco distante: uma pesquisa feita por uma empresa de Washington, capital dos Estados Unidos, afirma que, a partir de 2070, o Islamismo ultrapassará o cristianismo em popularidade.
Em 2070, o cristianismo e o islamismo estarão empatados com relação ao número de seguidores: cada um deles terá o apoio de 32% da população mundial nesta época, ou 64% do total. Como a estimativa é que 8,4 bilhões de pessoas ocupem o planeta daqui a 53 anos, 5,3 bilhões de pessoas serão cristãs ou muçulmanas.
E a tendência é que o islamismo não pare de crescer: em 2100, a estimativa é que a religião seja a mais popular do planeta, apenas 1 ponto percentual a frente do cristianismo (34,9% contra 33,8%).
Para efeito de comparação, atualmente o Islamismo conta com 1,6 bilhão de seguidores, ou 23% da população mundial. Já o cristianismo possui 2,2 bilhões de fiéis, o que equivale a 31% das pessoas no planeta.
Além disso, a estimativa de crescimento da população mundial até 2050 é de 35%. No mesmo período, o número de muçulmanos irá aumentar em 73%.
Atual onda migratória
Existem uma série de fatores que explicam este fenômeno. O principal deles é a atual onda migratória de muitos muçulmanos para a Europa e a América do Norte. Tudo por conta da Guerra Civil Síria, que já se arrasta desde 2011, sem qualquer tipo de solução para o conflito.
A Índia também possui um papel importante nesses números. Em 2050, o segundo país mais populoso do mundo ultrapassará a Indonésia e será a nação com a maior população muçulmana do planeta.
Atualmente, 62% dos muçulmanos no mundo se concentram na região da Ásia-Pacífico, e eles vivem em países como Paquistão, Bangladesh, Irã e Turquia, além da Indonésia e da Índia, citados acima.
Taxas de natalidade
Por fim, as taxas de natalidade também contribuem bastante para o aumento do Islamismo no planeta. Os muçulmanos costumam ter mais crianças que os membros de outras religiões, com uma média de 3,1 filhos por mulher. Para efeito de comparação, os outros grupos combinados possuem 2,3 filhos.
Isso se reflete também na média de idade dos seguidores de cada religião. Em 2010, um muçulmano tinha aproximadamente apenas 23 anos, sete anos mais jovem que os membros de outras religiões.
https://www.feedclub.com/5-episodios-bizarros-e-politicamente-incorretos-de-pica-pau/
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Deixe seu comentário