Há oito dias, o Brasil vive a greve dos caminhoneiros, que tem afetado diretamente inúmeros serviços. Nas redes sociais, usuários criaram memes associando a situação da vida real aos personagens Pedro e Bino, caminhoneiros vividos por Antonio Fagundes e Stênio Garcia na série ‘Carga Pesada’.
Curiosamente, no dia 28 de maio de 2004 – há exatos 14 anos -, ia ao ar um episódio em que a dupla foi responsável por mobilizar um bloqueio em uma estrada, clamando por seus direitos.
O capítulo ‘Estrada.com.br’ começa com Pedro dirigindo devagar, desviando de buracos em uma estrada federal. Em vão: um pneu de seu caminhão acaba ficando preso em um deles, o que o obriga a esperar por ajuda.
Após algumas horas, encontra Ademir (André Mattos), colega que passava pelo local e lhe promete ajuda. Durante a noite, é a vez de o próprio Bino, que não estava com o amigo até então, aparecer no local.
Enquanto os personagens se revoltam com a demora de agentes rodoviários para lhe prestar assistência, conhecem o caminhoneiro Fofão (Ernesto Piccolo). Quando o mecânico Cirilo (Leandro Firmino, o ‘Zé Pequeno’ de Cidade de Deus) finalmente chega para guinchá-los, Pedro toma uma postura radical e, com a ajuda do caminhão de Fofão, paralisa a via.
“Vou bloquear essa estrada aqui e ninguém passa. Só vou sair daqui depois que a televisão chegar”, brada. Bino, seu companheiro, discorda: “Isso aí não leva a nada, não vai resolver problema nenhum. Saiba que sou contra, as coisas não se resolvem desse jeito.”
Na ocasião, a reivindicação do trio era por melhores condições de segurança em estradas. Em algum tempo, uma fila quilométrica de carros, caminhões e ônibus acaba se formando, gerando a ira dos motoristas – que sequer entendem a motivação para o bloqueio.
Uma equipe de reportagem aparece de helicóptero para entrevistar Pedro, o líder da manifestação. Neste momento, o caos se instaura e um grupo liderado por um motorista revoltado com uma barra de ferro se aproxima dos apoiadores da paralisação.
Fim da greve? Governo anuncia que acatou pedidos dos caminhoneiros
Deixe seu comentário