Em uma ocorrência alarmante, uma jovem de Inhumas, na região metropolitana de Goiânia, foi hospitalizada em estado crítico depois de realizar um treino de musculação inadequado em uma academia, orientado por um indivíduo que se passava por personal trainer.
O resultado foi um diagnóstico de rabdomiólise, um quadro médico sério que pode causar danos aos rins.
A moça experimentou um mal-estar considerável após o treinamento e foi levada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A suspeita inicial foi confirmada: ela tinha desenvolvido rabdomiólise, uma condição que, se não tratada a tempo, pode ser fatal.
“O reconhecimento e o tratamento imediatos da rabdomiólise são vitais, já que a doença grave pode estar associada a risco de morte por lesão renal aguda e desequilíbrios eletrolíticos”, declarou Caroline Reigada, médica nefrologista.
Caroline Reigada, que é especialista em Medicina Interna e Nefrologia, explica: “A suspeita é de que o falso profissional teria pressionado a aluna a praticar exercícios pesados e de forma errada. Treinos exagerados com cargas altas e execuções erradas podem causar destruição das fibras musculares. Conforme ocorre esse dano, diversas substâncias são secretadas na corrente sanguínea, entre elas uma proteína chamada de mioglobina, que pode danificar os rins”.
Treino inadequado na academia
A aluna em questão sentiu fortes dores abdominais após o treino, o que acendeu o alerta para os profissionais de saúde. Outros sintomas comuns da rabdomiólise incluem fraqueza muscular, dor em diferentes áreas musculares e urina de coloração marrom-avermelhada.
De acordo com Reigada, o diagnóstico é feito através de exames de sangue e urina, que ajudam a determinar os níveis de diversas substâncias no corpo.
“Devemos ficar especialmente atento aos indicadores de saúde dos rins em um paciente com a rabdomiólise, uma vez que os componentes musculares em excesso na corrente sanguínea podem desencadear vários problemas renais”, ela enfatiza.
O tratamento da rabdomiólise é complexo e envolve várias abordagens. Em situações extremas, pode ser necessária a hemodiálise.
“A terapia de suporte inclui expansão intravascular com líquidos para prevenir lesão renal aguda e ventilação mecânica nos casos de insuficiência respiratória aguda. É indicado também tratar as infecções com os antimicrobianos apropriados”, aponta a médica.
Contrariando a percepção negativa que poderia surgir deste caso, Reigada lembra que a musculação, quando bem orientada, pode ser extremamente benéfica, inclusive para os rins.
“Para evitar esses casos, nos treinamentos de força, é indicada a progressão de carga gradual, evitando aumento abruptos de peso e de volume de treino”, conclui.
Imagens fortes: mulher morre esmagada na academia, após tentar levantar 180 kg
Mulher de 28 anos cai morta enquanto fazia agachamentos na academia
Deixe seu comentário