A instabilidade sofrida pelo WhatsApp, na última quarta-feira (3), serviu como pano de fundo para diversos boatos relacionados ao app. Um deles, que tem sido propagado incessantemente pelas redes sociais, é de que o serviço de mensagens será pago a partir do fim desta semana.
Entretanto, a informação não é real. Em comunicado oficial, o WhatsApp afirma que o aplicativo continuará gratuito e o usuário não precisa fazer nenhum procedimento para seguir utilizando suas funcionalidades. A nota diz, ainda, que o app não envia mensagens diretas aos seus usuários – ou seja, correntes de todos os tipos costumam ser falsas.
Na última quarta (3), o WhatsApp ficou fora do ar por mais de duas horas em diversas partes do mundo. Usuários que tentassem enviar mensagens, mesmo com a devida conexão de internet, não conseguiriam fazer a entrega do conteúdo aos seus destinatários.
O motivo da instabilidade não foi revelado pelo WhatsApp. A empresa, que é gerenciada pelo Facebook, apenas manifestou-se para pedir desculpas pela pane.
Veja, abaixo, a mensagem que estava sendo compartilhada nas redes sociais sobre o WhatsApp ser pago (e que é falsa):
“Amanhã, às 6 horas eles estão terminando WhatsApp e você tem que pagar para abri-lo, isso é por lei Esta mensagem é para informar todos os nossos usuários, nossos servidores foram recentemente muito congestionados, por isso estamos pedindo que você nos ajude a resolver este problema. Exigimos que nossos usuários ativos enviem esta mensagem para cada uma das pessoas da sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos que usam o WhatsApp. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos, o WhatsApp começará a cobrar. Sua conta permanecerá inativa com a conseqüência de perder todos os seus contatos. Mensagem de Jim Balsamic (CEO da WhatsApp), tivemos um uso excessivo de Nomes de usuário no whatsapp Messenger. Nós Estão a solicitar a todos os utilizadores que Para toda a lista de contatos. Se vocês Não reencaminhar esta mensagem, teremos Como sua conta é inválida e será excluída dentro das próximas 48 horas. Por favor NÃO ignore esta mensagem ou whatsapp Não reconhecerá mais a sua ativação. Se você deseja reativar sua conta depois.”
Uma cartilha divulgada pelo WhatsApp indica situações que devem ser avaliadas com mais cautela por seus usuários. Veja abaixo:
Deixe seu comentário