in

Autor é acusado de plagiar trama de Gloria Pires em novela; Globo nega

Nas redes sociais, telespectadores afirmam que Walcyr Carrasco copiou o clássico “Madame X”

Trama de Glória Pires levantou acusações de plágio (Foto: Divulgação)

O autor Walcyr Carrasco está envolvido em uma nova polêmica por conta da novela “O Outro Lado do Paraíso”. Telespectadores afirmam que a trama de Glória Pires, que interpreta a personagem Elizabeth, é plagio do melodrama francês “Madame X”, escrito em 1908 por Alexandre Bisson e adaptado diversas para o cinema.

De acordo com o colunista Mauricio Stycer, alguns internautas passaram a apontar a semelhança da trama da Globo com o filme de David Lowell Rich, de 1966, uma das mais famosas adaptações da obra francesa. Na novela, Elizabeth é uma mulher pobre que se casou com um diplomata, Henrique (Emilio de Mello), com quem tem a filha Adriana (Lara Cariello). Seu sogro, Natanael (Juca de Oliveira), acredita que a mulher não está no nível adequado ao seu filho e atormenta a vida dela.

Trama de Glória Pires levantou acusações de plágio (Foto: Divulgação)
Trama de Glória Pires levantou acusações de plágio (Foto: Divulgação)

No intuito de afastá-la, Natanael consegue, com a ajuda de Jô (Barbara Paz),fazer com que Elizabeth se envolva com Renan (Marcello Novaes). O empresário, porém, morre acidentalmente na presença da mulher. Com isso, o sogro convence Elizabeth a fingir que morreu para evitar uma suposta prisão.

No longa, a protagonista também tem um amante que morre de forma repentina. No caso, sua sogra a convence a forjar a própria morte.

Em nota ao colunista, a TV Globo negou que a trama da novela seja um plágio. “A novela é produzida com base nas criações originais realizadas sob encomenda da TV Globo aos seus contratados. Como em toda obra, eventualmente podem existir referências comuns ao universo dramatúrgico”, diz a nota.

Veja também:
Perturbador: mulher dá à luz estando por quase 10 anos em estado vegetativo

Bianca Bin

Há algumas semanas, a trama de Bianca Bin, que interpreta a personagem Clara, também foi apontada como plágio. Internautas apontam inúmeras semelhanças da obra com a novela mexicana La Patrona, da Telemundo.

Assim como na novela da Globo, uma moça pobre que, após a descoberta de pedras preciosas nas terras de sua família, é internada pela sogra numa clínica psiquiátrica, onde fica afastada do marido e do filho. Tempo depois, ela retorna para se vingar.

Agnaldo Silva

Em um caso mais antigo, Walcyr Carrasco foi acusado de plágio por Agnaldo Silva. Em 2011, o outro autor da Globo afirmou que uma das tramas utilizadas na novela “Morde e Assopra”, sobre um estudante de medicina que tinha vergonha da mãe humilde, era cópia de algo feito por ele em “Fina Estampa”.

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Por dívida com Denílson, Justiça ordena que TVs paguem cachês de Belo em juízo

Jovem surdo fez redação nota mil no Enem, mesmo sem prova acessível