Uma situação pra lá de incomum e quase inacreditável aconteceu esta semana na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Uma baleia jubarte quase virou o barco de pescadores locais, que precisaram ser socorridos.
Um vídeo do momento em que eles foram ‘resgatados‘ circula pela internet e pode ser visto no final desta matéria.
Segundo o ambientalista Sérgio Ricardo, um dos fundadores do Movimento Baía Viva, este é um fenômeno raro já que a região da Baía de Guanabara tem um trânsito intenso de embarcações – o que afasta esses animais.
Ele disse, em entrevista ao jornal ‘O Globo’, que a baleia estava há pelo menos 4 dias passeando pelas águas da região, conforme relato de pessoas que trabalham ali.
“Possivelmente, este animal estava se deslocando pela costa do sudeste em busca de alimento e de acasalamento. Dizer qualquer coisa além disso é ‘chute’. É um fenômeno raro, não tenha dúvidas”.
Baleia jubarte na Baía de Guanabara
Ele ressalta e olha com otimismo a aparição do animal, que mede em média de 12 a 16 metros e pode pesar de 35 a 40 toneladas.
“Mas, isso mostra que é possível a restauração ecológica da Baía, que a Baía está viva“, disse Sérgio.
Ele citou, ainda, alguns dados que mostram o enorme número de embarcações que transitam pela região anualmente.
“Dados oficiais do Ibama, de dezembro de 2019, dizem que 10 mil embarcações trafegavam por ano na Baía, entre navios e rebocadores, principalmente vinculados ao pré-sal. Aquelas águas se transformaram em um grande estacionamento industrial. A ecologia da paisagem vem dando lugar a uma paisagem de ferro“, afirmou o ambientalista.
Em trinta anos de monitoramento das águas da Baía de Guanabara, Sérgio afirma que nunca tinha visto uma jubarte permanecer por dias lá.
Confira o vídeo gravado pelo homem que socorreu os pescadores:
Perfume de baleia? Conheça o inusitado produto que deu o que falar no ‘BBB 20’
Deixe seu comentário