in , , , ,

Centenas de baleias da Nova Zelândia conseguem voltar na maré alta

Mais de 650 baleias-piloto encalharam ao longo de Farewell Spit (Nova Zelândia) na ponta da Ilha do Sul, em dois lugares separados nos últimos dias.

Cerca de 350 baleias já morreram, mas outras 200, que estavam encalhadas, foram retiradas e conseguiram voltar para o mar. Oficiais do Ministério de Conservação advertiram que elas poderiam ainda voltar à praia em Farewell Spit.

newzealandgoldenbay
Local onde ocorreu o desastre ecológico

De início, os voluntários conseguiram recolocar cerca de 100 das mais de 400 baleias-piloto que encalharam na quinta para sexta. No entanto, um grupo de voluntários, não conseguiu evitar uma surpreendente nova leva de encalhes que ocorreu no sábado.

O grupo ambientalista Projeto Jonah, que está ajudando com o resgate, está usando um avião sobre a baía para acompanhar os movimentos das baleias.

O encalhe de baleias na Nova Zelândia é um dos piores. Mais de 300 das 400 chegadas morreram enquanto médicos e membros do público tentavam manter alguns animais vivos, resfriando-os com água. Não está claro por que os animais continuam a chegar na praia de 5 quilômetros de comprimento ao lado de Golden Bay.

Screenshot_9

Uma teoria é que eles podem ter sido levados para a terra por tubarões, depois que marcas de mordida foram encontradas em uma das baleias mortas.

Um representante do Departamento de Conservação da Nova Zelândia disse à imprensa que as baleias estavam tentando contornar o topo da Ilha do Sul, mas a navegação deu errado e elas acabaram na praia.

Veja também:
Perturbador: mulher dá à luz estando por quase 10 anos em estado vegetativo

Nas águas mais rasas, o uso do eco dos animais para localização fica altamente prejudicado. “É um lugar muito difícil para você se perder e sendo uma baleia então”, disse ele.

Screenshot_11

Screenshot_10

Especialistas dizem que as baleias que encalham enviam sinais de socorro atraindo outros membros de seu grupo, que acabam também ficando encalhadas por uma maré que está baixando.

Às vezes, as baleias estão simplesmente velhas, doentes ou feridas e por isso encalham. Vinte delas foram sacrificadas por especialistas pois estavam em péssimas condições.

Este é o maior incidente deste tipo na Nova Zelândia. Tempos atrás, em fevereiro de 2015, foi criada uma organização para tentar salvar 20 baleias que ficaram presas na mesma região, mas a maioria acabou também morrendo no local.

new-zealand-stranded-_fran

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Turbina de avião da Argentine Airlines explode na pista; veja vídeo

Eduardo Sterblich diz que “Pânico” é o “programa mais machista da TV”