in

Band é condenada a indenizar homem que caiu em pegadinha no ‘Pânico’

Juiz considerou a situação constrangedora para a vítima, que não autorizou previamente o uso de sua imagem

Mesmo fora da grade de programação televisiva há alguns anos, o programa ‘Pânico’ continua rendendo polêmicas – e causando prejuízos – para a Band. A emissora foi condenada, nesta quinta-feira (5), a indenizar por danos morais um homem que caiu em uma pegadinha na atração. Ele teve a situação divulgada sem ter autorizado o uso de sua imagem.

O quadro em questão colocava uma atriz vestida de babá de maneira exageradamente sensual em uma rua e filmava a reação dos passantes, incluindo a deste homem. Ele entrou com o processo por considerar que a exibição da pegadinha lhe causou graves danos no trabalho, incluindo piadas e constrangimento.

A Band havia vencido o caso em primeira instância, quando a ação foi considerada improcedente. Porém, após entrar com recurso, a vítima recebeu o direito a uma indenização fixada em R$ 20 mil. Além disso, a emissora precisa remover o vídeo com a pegadinha de todas as redes sociais, sob o risco de multa de R$ 500 por dia que não o fizer.

A ‘brecha

A “brincadeira” se aproveitava de uma brecha da lei que não considera ilegal a captação de gravações em local público. No entanto, o autor da ação argumentou que as imagens foram editadas. O desembargador que foi relator do caso concordou e sentenciou que houve grave violação ao direito de imagem.

“Embora não se ignore que o uso de imagem captada em local público não seja propriamente ilícito, a imagem foi editada. Colocando pontilhados no olhar do autor e foi utilizada, sem seu prévio consentimento, para ilustrar matéria humorística que narrava e exibia a reação das pessoas que transitavam no local ao se depararem com atriz contratada com vestimentas de babá”, disse o desembargador Erickson Gavazza.

Veja também:
Maisa revela que sofreu bullying na escola por conta de piadas do ‘Pânico’

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

seguranças

Prática de tortura em mercado de SP era recorrente, mostram câmeras

mionzinho e kaysar

Mionzinho polemiza ao criticar Kaysar por ter se tornado ator após o ‘BBB’