A TV Globo já anunciou que pretende reexibir a novela ‘A Força do Querer’ logo após ‘Fina Estampa’ na faixa das nove, como medida pela suspensão das gravações da inédita ‘Amor de Mãe’ graças à quarentena imposta pela pandemia do coronavírus.
No entanto, se depender da escritora Fabiana Escobar, a Bibi Perigosa da vida real, isso não irá acontecer: ela entrou novamente na Justiça contra a emissora para impedir a reexibição da atração.
O motivo é que Fabiana, que serviu de inspiração para a criação da personagem vivida por Juliana Paes em ‘A Forçar do Querer’, já havia entrado com uma ação contra a emissora, em 2018, na qual pedia uma indenização no valor de R$ 500 mil por danos materiais e morais.
Sua alegação é a de que a emissora não pagou a ela os valores devidos pela exibição da novela no exterior
De acordo com a petição inicial da ação, a Globo deveria repassar à escritora dois por cento da receita líquida gerada pela exibição da atração no Brasil e em outros países, o que foi firmado em contrato.
“Em 2013 eu assinei contrato com a Globo permitindo usar minha obra (o livro ‘Perigosa’) como inspiração. Em 2017 eu não tinha que ganhar nada, sabia que mais pra frente ganharia algo por expor minha história. Eu ganharia pela exibição em outros países”, disse Fabiana, em entrevista para o programa ‘Superpop’, na época em que moveu a primeira ação contra a emissora.
“No contrato está bem claro: tantos por cento em cima da venda. Acho que eles esqueceram”, completou ela.
Agora, segundo o site ‘Notícias da TV’, a nova ação movida pela Bibi Perigosa real também corre na 43ª Vara Cível do Rio de Janeiro.
Os advogados da escritora alegam “descumprimento contratual, por entenderem que a efetiva reprise afeta sensivelmente os interesse comerciais e autorais já vilipendiados pela emissora ré em relação a demandante”.
A defesa de Fabiana pede que a emissora faça uma nova proposta financeira para encerrar a ação e que o antigo valor de R$ 500 mil deve ser reajustado em relação a danos materiais, lucros cessantes, resolução contratual e compensação de direitos autorais.
Nesta terça-feira (21), Fabiana Escobar compareceu a um tribunal no Rio de Janeiro para a petição de cumprimento. A audiência conciliatória da ação inicial deveria ter ocorrido em 16 de abril, mas foi suspensa por conta da atual pandemia do coronavírus.
“Eu passei 2017 à míngua, na hora que eu deveria estar bem amparada. Eu quero cada moeda, cada centavo que for do meu direito. Não adianta me dar parte, dar pedacinho, ficar pagando aos poucos. Eu quero tudo que é de meu direito”, disse Fabiana, em entrevista para o site ‘Fala Roça’.
Bibi Perigosa em ‘A Força do Querer’
‘A Força do Querer’ foi exibida em 2017 e marcou o retorno de Glória Perez ao horário nobre da TV Globo, após o fracasso de ‘Salve Jorge’, transmitida em 2012.
A Bibi Perigosa, que se inspirou na história real de Fabiana Escobar, foi interpretada por Juliana Paes. Na novela, ela era mulher de um traficante de drogas e também se envolveu com o crime dentro de uma favela da cidade do Rio de Janeiro.
A trama abordou temas como diversidade, tolerância, aceitação do diferente e os limites éticos e morais de nossas escolhas.
O elenco principal de ‘A Força do Querer’ também contou com a presença de nomes como Isis Valverde, Paolla Oliveira, Marco Pigossi, Emilio Dantas, Fiuk, Carol Duarte e Maria Fernanda Cândido.
‘Não tenho raiva da Globo’, diz Bibi Perigosa da vida real sobre processo
Deixe seu comentário