Uma blogueira de maquiagem virou assunto nas redes sociais essa semana, depois de ter gerado revolta com o que chamou de “Desafio do Chocolate”. No ‘jogo’, Vika Shapel convidou uma amiga e ambas pintaram metade de seus rostos com chocolate, na tentativa de modificar a cor de suas peles.
No Instagram, Vika postou a foto do resultado e legendou: “Tem uma coisa divertida vindo ao YouTube; não sei se existe um desafio como este, mas não vimos nada assim antes, então vou chamar de ‘desafio do chocolate’!”. As críticas vieram à cavalo, com Vika sendo acusada de racismo pela prática do chamado “blackface” (uma pessoa branca pintar o rosto como negra).
Ela excluiu a publicação, mas a internet não perdoa e a discussão chegou ao Twitter:
"The Chocolate Challenge" is a funny way to spell blackface pic.twitter.com/NcqRfQ26xC
— LK (@_w0rmboy) July 10, 2017
“‘O Desafio do Chocolate’ é uma maneira divertida de dizer blackface“
this "challenge" doesn't exist because people have common sense???? the disrespect… pic.twitter.com/j1SEXPdWhr
— Jasmine Brown (@JasMeannnn) July 9, 2017
“Esse ‘desafio’ não existe porque as pessoas têm senso comum. Que desrespeito…“
The chocolate challenge. It's not "diversity", or a "bit of fun", or "playing with makeup". It's 100% blackface and it's 100% racist. NO https://t.co/MSRFptC4Ai
— Laila (@tapeparade) July 9, 2017
“O desafio do chocolate. Não é ‘diversidade’, ou ‘um pouco de diversão’, ou ‘uma brincadeira com maquiagem’. É 100% blackface e é 100% racista. NÃO“
So @vika97662612 decided to post this picture which is clearly blackface & she decided to call it "the chocolate challenge" pic.twitter.com/O4NutrEtTH
— Arnell (@arnellarmon) July 9, 2017
“Por quê?! O que tenho que fazer para convencer as pessoas de que a cor da minha pele não é uma tendência / uma máscara / um desafio de maquiagem / um novo conceito de entretenimento?!“
Questionada em entrevista, a blogueira pediu desculpas e tentou se retratar: “eu apenas queria ver como eu ficava com uma cor de pele mais escura. Não sabia de todo o conceito de blackface antes das pessoas comentarem na foto. Eu gostaria de pedir desculpas às pessoas que se machucaram ou foram ofendidas pela minha publicação; não vai acontecer novamente”.
Ela decidiu não responder às mensagens recebidas na rede e optou por desativar todas as suas contas digitais.
Deixe seu comentário