in ,

Carlinhos Maia será processado por artista de obra vandalizada

Lau Rocha usou o Instagram para dizer que vai entrar na Justiça contra o influenciador digital

O influenciador digital Carlinhos Maia se envolveu em uma nova confusão durante o último final de semana. Desta vez, ele gerou polêmica ao rabiscar uma obra de arte em um hotel na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe.

O humorista foi criticado nas redes sociais após a repercussão da história e, agora, a artista que pintou a obra vandalizada utilizou suas redes sociais para se manifestar oficialmente sobre o caso.

Veja também:
Carlinhos Maia rabisca obra de arte em hotel e volta a ser criticado nas redes

Lau Rocha, artista plástica de 59 anos, utilizou sua conta do Instagram para publicar uma nota de pesar pelo acontecimento. No texto, publicado na tarde desta segunda-feira (28), ela desabafou sobre a história e manifestou “tristeza e indignação”.

“Com tristeza e indignação, recebi a notícia de que uma das minhas obras foi vandalizada e exposta em uma rede social, por pessoa que aparenta ter influência na juventude deste país. Venho de uma família de que possui a expressão do belo como manifestação do caráter e foi um choque ver o descaso da pessoa em questão pelo meu sentimento expressado na obra, que é o patrimônio moral do artista. Não autorizei a vandalização, que feriu minha alma e me expôs de maneira absolutamente constrangedora”, escreveu.

Lau finaliza o texto informando que entrará na Justiça contra Carlinhos Maia, afim de receber algum tipo de “reparação do dano”. “Estou tomando as providências legais para reparação do dano e para que se compreenda que há um limite para a banalização da arte, que creio ser uma das mais importantes formas de transformação social. Agradeço a todas as manifestações de afeto e asseguro que permanecerei realizando o meu propósito de embelezar este mundo com arte. Muito obrigada”, afirmou.

Veja também:
Carlinhos Maia quebra silêncio e tenta justificar fala polêmica sobre suicídio

Veja a publicação original:

View this post on Instagram

Com tristeza e indignação, recebi a notícia de que uma das minhas obras foi vandalizada e exposta em uma rede social, por pessoa que aparenta ter influência na juventude deste país. Venho de uma família de que possui a expressão do belo como manifestação do caráter e foi um choque ver o descaso da pessoa em questão pelo meu sentimento expressado na obra, que é o patrimônio moral do artista. Não autorizei a vandalização, que feriu minha alma e me expôs de maneira absolutamente constrangedora. Espero que este episódio sirva de exemplo para se aprender sobre respeito e dignidade, sob pena de estarmos num caminho de desumanização muito perigoso para essa juventude que espera ações responsáveis daqueles que conquistam projeção midiática. Estou tomando as providências legais para reparação do dano e para que se compreenda que há um limite para a banalização da arte, que creio ser uma das mais importantes formas de transformação social. Agradeço a todas as manifestações de afeto e asseguro que permanecerei realizando o meu propósito de embelezar este mundo com arte. Muito obrigada. Lau Rocha

A post shared by Lau Artes (@laudice_rocha) on

A polêmica

Tudo começou quando o próprio Carlinhos Maia utilizou a função Stories de sua conta do Instagram para filmar um quadro exposto no quarto em que ele estava hospedado. A obra retrata uma mulher, sem rosto, segurando flores.

Ao som da música tema da ‘Pantera Cor-de-rosa’, Carlinhos Maia pegou uma caneta e rabiscou o quadro, desenhando um rostinho infantilizado na mulher retratada. Ao final, ainda deixou sua assinatura e alegou que recebeu autorização do hotel para tal ato.

Fotografando o resultado final, ele fez chacota da obra de arte, insinuando que ela era feia. “Os hóspedes desse hotel vão me agradecer”, escreveu.

Assista:

A “brincadeira” repercutiu muito mal nas redes sociais e Carlinhos Maia foi bastante pelos internautas. Com a repercussão, uma jovem relatou que conhecia a artista do quadro e que os familiares ficaram bastante chateados com a situação.

Pelo Twitter, ela fez uma série de publicações onde conta que a autora da pintura chorou ao tomar conhecimento da situação e que pretende tomar providências legais.

Veja:

A postagem chamou a atenção, também, de outro influenciador digital que já criticou Carlinhos Maia em outras ocasiões: Felipe Neto. O youtuber compartilhou o tuíte da jovem que afirmou ser parente da artista e manifestou indignação com a atitude do colega influenciador. “Não dá mais pra passar pano pra quem segue esse cara e acha maneiro”, escreveu.

Veja também:
Felipe Neto alfineta Carlinhos Maia por fala polêmica sobre suicidas

Confira:

Após receber inúmeras críticas, Carlinhos Maia se manifestou oficialmente através de um comentário do Instagram. Ele tentou se defender alegando que doou R$ 50 mil para uma campanha de prevenção ao câncer de mama, mas que a mídia não deu atenção ao fato.

Ele garante que “essa brincadeira foi permitida pela dona do quadro, a mesma que pagou por ele” e que “não sabia que era quadro de artista”. Por esse motivo, pede “milhões de desculpas” à autora da obra.

Por fim, Carlinhos Maia citou o episódio dos vazamentos de petróleo nos mares do Nordeste, tentando insinuar que existem coisas mais importantes para as pessoas darem atenção.

Veja:

carlota

Veja também:
Carlinhos Maia gera polêmica ao chamar jovens suicidas de 'imbecis'

Novamente, ele foi criticado pelo comentário nas redes sociais. Felipe Neto voltou a abordar o assunto em sua página no Twitter.

“1) Quem faz doação pra ser exaltado é sinal de falta de caráter. 99% das doações que faço são desconhecidas pelo público. 2) Quem compra a obra não tem direito de alterá-la, isso fere a Lei de Direitos Autorais. 3) Esse post é a prova de q ele não aprende NADA com os erros”, afirmou.

Confira mais reações de usuários do Twitter:

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

carla vilhena

Carla Vilhena critica Maju Coutinho por cobertura da morte de Jorge Fernando

geisy arruda kid bengala

No YouTube, Kid Bengala mostra ‘documento’ para Geisy Arruda e faz revelações