A Justiça determinou que o influenciador digital e humorista, Carlinhos Maia, terá de pagar uma indenização de R$ 30 mil à artista plástica Lau Rocha. O motivo? Ele vandalizou uma obra de arte dela em um hotel em Aracaju, Sergipe, dois anos atrás.
Sob a justificativa de que estava “com medo de olhar” para o quadro, que tem uma mulher sem rosto desenhado, Carlinhos resolveu “dar um jeito”. Na ocasião, ele rabiscou a obra desenhando olhos, boca e nariz, para que ela ficasse menos “macabra”.
“Os hóspedes desse hotel vão me agradecer“, disse ele na ocasião – e chegou a ser cancelado na internet por conta disso.
Carlinhos Maia e o quadro
Em 2019, quando o caso aconteceu, a artista se pronunciou nas redes sociais relatando “tristeza e indignação” pelo ocorrido.
Agora, o juiz Cristiano José Macedo Costa, da 11ª Vara Cível de Aracajú, entendeu que Lau Rocha a precisa receber uma indenização após ser lesada pela atitude de Carlinhos.
“Além da violação da honra, tem a questão do direito autoral. O juiz analisou o caso dentro dessa perspectiva”, disse o advogado de Lau Rocha, Felipe Mendes.
A própria artista também falou sobre o caso e comemorou a vitória, mesmo ressaltando que ainda cabe recurso de Carlinhos.
“Embora ainda caiba recurso, essa decisão é uma vitória importante, que exalta o respeito a quem produz a arte que livra da ignorância”, disse Lau nas redes sociais.
Carlinhos Maia já tinha se desculpado e tentado se explicar afirmando que antes de rabiscar o quadro ele tinha pedido autorização à dona do hotel, que foi quem comprou a obra, e ela havia autorizado.
Contudo, ele não sabia que mesmo assim não era certo rabiscar o quadro. A dona do hotel também é ré no processo.
“Galera sobre o quadro! Fica a lição pra mim e para todos: Mesmo que a obra tenha sido comprada a anos, você não pode desenhar em cima, mesmo com a autorização de quem pagou pelo quadro, ‘como foi meu caso’! Mais uma vez fica minhas desculpas“, postou Carlinhos nos Stories do Instagram.
Veja:
Noção? Nenhuma. Carlinhos Maia rabisca obra de arte pintada por anciã familiar de um hotel em que estava hospedado em Aracaju/SE. Membros da família relatam que ficaram descontentes com a falta de respeito dele para com a obra e o hotel. pic.twitter.com/L0fGrV2Bhb
— POPTime (@siteptbr) October 27, 2019
Carlinhos Maia será processado por artista de obra vandalizada
Deixe seu comentário