A participante Sabrina Paiva, ex-miss São Paulo, foi vítima de um comentário racista por parte de um funcionário da produção de ‘A Fazenda 11‘. A situação acabou sendo exibida ao vivo e revoltou os espectadores. O cinegrafista foi demitido por justa causa pela Teleimage, empresa terceirizada que presta serviços à Record TV.
Agora, o colunista Mauricio Stycer, do portal ‘Uol’, descobriu um detalhe inesperado sobre o caso: acontece que o funcionário demitido por ter desferido a ofensa é um homem negro. A identidade dele, no entanto, será revelada apenas à Sabrina Paiva – caso ela deseje tomar alguma providência na Justiça.
De acordo com as fontes do colunista, o operador de câmera teria reagido com surpresa ao saber que seria dispensado do cargo. A emissora avaliou todas as consequências jurídicas antes de anunciar a decisão, mas o homem foi identificado na mesma hora no ambiente de gravação.
De dentro do confinamento, Sabrina Paiva não tomou nenhum tipo de decisão quanto a procurar a Justiça. No entanto, a família dela já mobilizou o advogado Guilherme Agostineto, que está tomando as devidas providências.
“Iremos tomar todas as medidas judiciais pertinentes ao caso, inclusive na esfera criminal. Já solicitamos a divulgação do funcionário responsável pela ofensa. Ainda estamos analisando as responsabilidades”, disse ele.
Entenda o caso
Sabrina Paiva relatou ter ouvido alguém da produção desferindo uma ofensa racista contra ela, em ‘A Fazenda 11’, na noite de terça-feira (5). Hariany Almeida, outra participante do reality, também afirmou que ouviu o xingamento.
A situação aconteceu quando todos os peões estavam sentados no sofá para conversar com o apresentador Marcos Mion, ao vivo. Com um copo de água na mão, Sabrina se levanta para colocá-lo em uma mesinha de centro. Nesse momento, é possível ouvir alguém gritando nos bastidores, atrás das paredes de vidro.
O vídeo da situação caiu na internet.
Veja:
Nesse vídeo dar pra ouvir nitidamente o momento em que a Sabrina é chamada de macaca. QUE NOJO! RACISMO É CRIME
SABRINA MERECE RESPEITO pic.twitter.com/SLzKRLd1RO
— Sabrina de Paiva ? (@SabrinaPaivaOFC) November 6, 2019
Visivelmente chateada, Sabrina Paiva comentou o episódio com as colegas Hariany e Andréa Nóbrega, mais tarde, no quarto. “Eu acho que aquilo foi para mim, de verdade. Eu era a única que estava tomando água. Estava todo mundo sentado, aí eu ouvi alguém dizer: ‘senta aí, macaco’ e um palavrão”, disse a ex-miss.
Hariany, então, concorda e diz que também ouviu a frase polêmica. “Ele falou sim, ‘senta aí logo, macaco'”, disse ela. Antes da conversa ser cortada e as câmeras passarem a exibir outro cômodo da casa, Sabrina ainda completou: “Juro, no vidro. Eu não estou surda”.
O assunto movimentou internautas e espectadores da atração. Depois de enorme repercussão, a Record TV optou por se manifestar oficialmente sobre o episódio. Além de reconhecer o crime, a emissora tomou providências: através de comunicado enviado a Sabrina Paiva dentro do confinamento, o canal televisivo admite que um de seus cinegrafistas, de fato, xingou a modelo de “macaco” por trás das paredes de vidro.
Como primeira medida, a empresa terceirizada Teleimage demitiu o funcionário, imediatamente, por justa causa. A Record também apontou que Sabrina possui o direito, previsto por lei, de entrar com ação judicial e se colocou à disposição caso a peoa tome essa decisão, mesmo estando confinada no reality show.
Ao concluir a leitura da carta da produção, Sabrina Paiva se mostrou aliviada ao descobrir que a emissora admitiu a situação e que tomou medidas cabíveis. “Eu tinha certeza que tinha ouvido, que bom que isso aconteceu. Fico mais tranquila”, comentou.
Veja:
Retratação da Record para Sabrina #AFazenda11pic.twitter.com/HZYJdAQBoL
— adrieli ? (@falsosmile) November 6, 2019
A confirmação do fato, que antes era só suspeita, acabou pesando no coração da participante. Após a leitura do envelope, Sabrina Paiva pediu para ser deixada sozinha na área externa e chorou copiosamente.
Minutos depois, foi consolada por amigos e pelo namorado, o ator Rodrigo Phavanello.
Confira:
independente de torcida, de favorito, de tudo, sabrina é merecedora desse prêmio pq injustiça e descriminação é uma coisa que ninguém nesse mundo merece passar #AFazenda11 pic.twitter.com/oKsam7mA0l
— dudu (@boanoitebritto) November 6, 2019
sei que agora é o momento da gente enaltecer a sabrina e tomar as medidas por ela aqui fora, mas como é bom ver aos poucos a evolução da hariany como pessoa. ela vem se mostrando cada vez mais madura e por isso vem conquistando cada vez mais as pessoas ♥️ pic.twitter.com/pWUXgIyDad
— dudu (@boanoitebritto) November 6, 2019
Pouco antes, a Record TV já havia enviado um comunicado à imprensa onde relatava as mesmas informações lidas por Sabrina Paiva no programa.
“A Record TV informa que ontem, 05/11/2019, durante o reality A Fazenda, ao vivo, um operador de câmera, posicionado atrás de um dos espelhos da sala, fez um comentário racista a respeito da participante Sabrina Paiva. Imediatamente ao fim do programa, a produtora Teleimage (que presta serviços à Record TV e é a contratante do operador de câmera) identificou o ofensor. Ele foi repreendido e teve seu contrato de trabalho rompido sumariamente”, disse a empresa.
“A Record TV repudia veementemente esta atitude e qualquer tipo de preconceito. Como se trata de ofensa racial, será informado à participante Sabrina Paiva que a ela será dado o direito de fazer a representação legal ao ofensor, se assim quiser e no momento que desejar”, concluiu a nota.
Deixe seu comentário