in ,

‘Cobram opinião do jogador, mas quando você dá, vira problema’, diz Marcos

Campeão do mundo pelo Brasil será ’embaixador’ do History Channel durante programação especial da Copa

Escolhido pelo History Channel para ser o embaixador da programação especial do canal para a Copa do Mundo da Rússia, o ex-goleiro Marcos falou sobre sua presença na TV e sobre a história do futebol em uma conversa com jornalistas durante evento em um hotel na cidade de São Paulo.

Dando as caras novamente nas telinhas, desta vez à frente de chamadas que serão inseridas ao longo da programação do canal fechado History, Marcos falou sobre os convites que recebeu para trabalhar na televisão: “Na época que parei, recebi bastante, pra ser comentarista. Mas acho que não tenho muito o perfil, não sei falar direito, não. Apesar que tem monte de professor de português que também, né? [Risos]. Mas sou mais sossegado, prefiro não me envolver muito”.

“De vez em quando sou muito polêmico. Tenho a mania chata que você não pode ter hoje em dia, que é de dar suas opiniões. O pessoal cobra sempre que o jogador tenha opinião, mas quando você dá opinião, vira um grande problema. Não tô muito preparado pra isso, não.”

Considerando o Brasil como um dos favoritos à conquista do torneio mundial em 2018, Marcos relembra a conversa que teve com Vampeta, seu colega no penta há 16 anos, sobre a proximidade de mais uma Copa e as chances do hexa.

“Ele falou assim: ‘Marcão, se o Brasil for hexa… O Alisson, cabelão, olho verde, bonito… Daqui quatro anos, você acha que os caras vão chamar você pra fazer alguma coisa? Vão chamar o Alisson, vai morrer de fome!’.”

Veja também:
Os maridos de Ana Maria Braga: quantas vezes ela já se casou?

Tudo, claro não passa de brincadeira: “Não tinha pensado nesse lado, mas acho que não tem nada a ver, não. Já faz tempo que o Brasil não ganha a Copa. Tem espaço para todo mundo, tem que torcer pra ser hexa. Como é que vou sentar pra assistir o jogo do Brasil e explicar pro meu filho que tem cinco anos que é pra torcer contra o Brasil? [risos]”

Questionado se sente falta dos tempos de jogador neste período de Copa, ele é sincero: “Pra te falar a verdade, não bate [saudade] não. Futebol ocupa muito seu tempo, muita entrega diária. A vida que tô vivendo hoje em dia é mais tranquila.”

History Channel

Durante duas semanas, entre os dias 28 de maio e 10 de junho, o History exibirá uma programação especial com 100% da programação dedicada ao futebol.

Entre filmes oficiais de Copas anteriores e especiais sobre as seleções que disputarão o título na Rússia, também há produções nacionais inéditas, como Maracanã, que conta a história do estádio do ponto de vista do maqueiro Eneias de Andrade, que trabalhou mais de quatro décadas no local, e o documentário Pelada, Futebol na Favela.

Agora, com esse tanto de canais e mídia, a molecada de hoje é mais ligeira que na minha época. Quando criança, a gente nem tinha tanta coisa pra assistir sobre isso. Mesmo se você gostasse muito, pesquisar era mais difícil. É uma coisa mais legal pra atual geração do que pra minha, em si. A gente mais jogava, não se ligava muito em história, não. Hoje o pessoal é mais curioso”, ressalta Marcos.

Veja também:
Inventora do chá revelação se arrepende da própria criação: 'ficou agressivo'

“Fico feliz de ter sido lembrado, entre tantos jogadores brasileiros, pra fazer parte desse projeto. Só quem entende de história pode contar a história.”

Goleiros

Marcos, é claro, também falou sobre futebol, especialmente sobre sua posição, “uma das que mais estão evoluindo no futebol”. “A gente não sabe se a qualidade do batedor [de pênaltis] está piorando, ou se são os goleiros que estão melhorando.”

De acordo sua visão, elencou Neuer, Buffon e Casillas, participantes de Copas mais recentes, como seus destaques na posição em copas.

Mostrando estar afiado na história, destacou também alguns nomes do passado, como Preud’Homme (Bélgica), Conejo (Costa Rica), Dasaev (União Soviética), Dino Zoff (Itália), Zenga (Itália), Zubizarreta (Espanha) e Oliver Kahn (Alemanha).

Sobre este último, seu adversário na final da Copa de 2002, fez questão de ressaltar: “Pode ter sido o melhor goleiro, mas o melhor jogador da Copa, com Rivaldo e Ronaldo destruindo… Coisas da Fifa!”

Programação

Confira abaixo os destaques do History e se prepare para a Copa do Mundo:

  • Rumo À Rússia – a partir de 28/05, às 17h
  • Show de Futebol – a partir de 28/05, às 20h
  • Duelo de Craques – a partir de 28/05, às 21h
  • Grandes Momentos do Futebol – a partir de 28/05, Às 22h
  • Estrategistas do Futebol – a partir de 04/06, às 22h
  • Futebol Freestyle – a partir de 28/05 – 23h
  • 1970: O Tri Brasileiro – 28/05, às 18h10
  • 1982: A Ascenção Italiana – 31/05, às 18h10
  • 1986: Com a Mão de Deus – 01/06, às 18h10
  • Maracanã – 02/06, às 18h10
  • Pelada, Futebol na Favela – 02/06, às 20h
  • Messi – 02/06, às 22h
Veja também:
Angela Ro Ro relembra namoro com Zizi Possi, que teve fim conturbado

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

Em indireta, Ludmilla diz que não tem namorado: “pode dar em cima de mim”

‘Rolezeiros 2018’: em vídeo chocante, jovens ostentam looks de até R$ 40 mil