in

Coca-Cola pressiona governo de Michel Temer e ameaça sair do Brasil; entenda

Após aumento de imposto, empresa ameaça produzir seu xarope de refrigerante em outro país

A gigantesca empresa Coca-Cola está pressionando o governo brasileiro para que volte atrás numa decisão que amenta a carga de impostos que a companhia paga em nosso país.

A pressão vem em forma de ameaças de começar a produzir seu xarope de refrigerante em outro país da região. Atualmente, ele é produzido na Zona Franca de Manaus.

Tudo isso tem um motivo simples: porque, em junho, o governo mudou a cobrança do IPI, o que reduziu os créditos tributários recebidos pela Coca.

Em outras palavras, a mudança na regra significou que o xarope de refrigerante passou a pagar uma alíquota de 4% de IPI, contra os 20% que eram cobrados anteriormente. À primeira vista, portanto, é uma redução no imposto.

Porém, muitas companhias do setor, em especial as grandes, produzem esse xarope na Zona Franca de Manaus, com isenção de tributos. Então, os 20% de IPI que seriam cobrados dessas companhias na verdade tornavam-se créditos para elas.

A empresa não pagava os 20% porque está na Zona Franca de Manaus. Mas na hora que o xarope sai de Manaus para as engarrafadoras que estão em outros Estados, elas ganhavam um crédito de 20%. Com a nova regra, o desconto passou a ser de 4%.

A pressão da Coca-Cola e de outras grandes empresas do setor, reunidas na Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes é para que o governo Temer aumente o IPI para pelo menos 15%.

Caso contrário, as companhias ameaçam fechar 15 mil postos de trabalho na Zona Franca de Manaus.

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

masterchef

MasterChef Profissionais 2018 estreia com homem transexual como participante

kelly key gracyanne

Gracyanne Barbosa e Kelly Key posam juntas e com pouca roupa para campanha