O colecionador de automóveis Alexandre Badolato encontrou vários carros raros e antigos, que hoje valeriam uma fortuna, mas foram abandonados e acabaram destruídos pelo tempo e pela exposição ao clima.
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Essa mina de ouro automobilística foi encontrada em setembro do ano passado no terreno de uma casa localizada às margens da Represa Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo.
Recentemente, Alexandre Badolato publicou as imagens impressionantes em seu canal do YouTube e elas deram o que falar entre os amantes de carros antigos.
“Fui até lá e constatei que os carros estavam em estado absolutamente terminal, muita corrosão devido à umidade da represa. Além disso, muitas peças tinham sido furtadas por criminosos que constantemente invadiam o terreno”, declarou ele no vídeo.
A história começou quando um seguidor alertou Badolato sobre a existência de um Charger R/T 1978 pré-série no local. O colecionador foi conferir e, além deste, encontrou um Jaguar XJ12 L e um Charger R/T 1975, segundo o portal ‘Uol’.
Se estivessem em estado perfeito, apenas esses três carros poderiam ser vendidos por cerca de R$ 800 mil.
Quem abandonou os carros?
Os carros pertenceram ao antigo morador que, junto com a esposa, saiu do local há mais de uma década por problemas estruturais na mansão. Os veículos foram abandonados lá, sem proteção contra sol e chuva.
“Quando estive na casa, conversei com a esposa do proprietário dos veículos. Ela contou que seu companheiro passava por problemas de saúde e os dois precisavam sair de onde então moravam e retornariam à Guarapiranga. Eles iriam construir outra casa no terreno da represa, que precisava ser desocupado”, explicou Badolato.
Por isso, o casal decidiu começar a se desfazer da coleção – que ia muito além dos carros já citados. Alexandre, então, adquiriu três automóveis – os dois Chargers e o Jaguar.
O Jaguar, com chassis partido ao meio, não poderá ser recuperado, mas o motor de 12 cilindros foi retirado para uma “autópsia” em uma retífica, por curiosidade.
No terreno, também havia um Chevrolet Chevette e um Ford Mustang dos anos 1960, mas infelizmente eram irrecuperáveis. Outros carros já haviam sido vendidos, como Alfa Romeo, Escort, Fairlane 1959 e até um Gurgel.
“O R/T 1975 também está condenado”, diz o colecionador. Ele ainda não decidiu se os dois veículos irão para o ferro-velho após aparecerem no YouTube ou se serão preservados como relíquias.
Já o protótipo do R/T 1978 tem chance de ser restaurado.
“O Charger R/T 1978 protótipo tem algumas características diferentes dos antigos do carro produzido em série e sua restauração é uma possibilidade. À medida em que formos desmanchando a estrutura, veremos se será possível recuperá-la”, afirmou.
Badolato ressalta que a recuperação do Charger pode ser possível do ponto de vista técnico, embora seja “financeiramente inviável“. No entanto, sua importância histórica o torna valioso.
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