Um comercial da L’Occitane au Brésil estrelado por Grazi Massafera tem chamado atenção nas redes sociais, mas não exatamente pelos motivos que os publicitários gostariam. A controvérsia gira em torno de um detalhe peculiar: um caju apresentado “de cabeça para baixo“.
- PlayStation 5 com enorme desconto, frete grátis e ainda vem com o “novo Fifa”? Clique aqui antes que acabe!
De acordo com críticos nas redes sociais, o anúncio mostra a fruta tropical de uma maneira que não corresponde à sua apresentação natural, o que levantou questionamentos sobre a pesquisa e atenção aos detalhes da produção publicitária.
“Isso mostra uma falta de cuidado e respeito pela cultura brasileira“, declarou um internauta sobre a campanha feita pela marca de cosméticos originalmente francesa.
Este também não é o único erro da campanha, intitulada “É Tempo de Caju na Pele”, e veiculada originalmente em 3 de outubro. A planta vista nas imagens, cujo caju está preso por um fio de nylon, também não é um cajueiro.
“Quando as empresas do sudeste tentam falar do nordeste dá nisso: O caju nascendo no pé de amora pela castanha (???)”, pontuou uma internauta.
“O caju está na época. Cheio de árvore carregada. E os ‘caras’ me fazem isso. Caju preso pela castanha. Preso com fio de nylon. Numa amoreira!”, criticou outro perfil.
A atriz, protagonista da publicidade, ainda não se pronunciou publicamente sobre a polêmica.
Mas as discussões sobre o comercial não param de ganhar força, especialmente nas plataformas digitais, onde muitos internautas não perdoaram o erro.
“Não é questão de ser ‘mimimi’. É uma questão de representar corretamente o que é nosso“, afirmou outro usuário das redes sociais.
Veja um cajueiro real na imagem abaixo:
A situação também provocou pronunciamento do Instituto Caju Brasil (ICB), uma organização não governamental.
“Representando mais de 190 mil famílias da Cajucultura, nossa indignação à falta de cuidado e pesquisa no lançamento da campanha. O setor já vive diversos problemas e ter a identidade descaracterizada enfraquece ainda mais nossa cultura alimentar”, publicou o ICB.
O tema virou assunto para especialistas em marketing e publicidade, que apontam como um pequeno detalhe pode ter grande impacto na percepção de uma marca.
“Isso demonstra como é crucial prestar atenção aos mínimos detalhes em campanhas publicitárias. Um erro tão pequeno, mas que gera uma discussão tão grande, pode ser prejudicial para a imagem da marca“, destacou um profissional da área.
Não é a primeira vez que erros de representação em campanhas publicitárias causam desconforto entre os consumidores. De acordo com internautas, o caso também levanta questões sobre como a publicidade precisa ser cada vez mais respeitosa na representação de elementos culturais.
Entretanto, não foram apenas críticas que o comercial recebeu. Há também quem defende a liberdade criativa da produção. “Às vezes, as pessoas procuram problemas onde não existem. Foi só uma representação estilizada”, argumentou um apoiador da campanha.
O fato é que o anúncio com Grazi Massafera conseguiu, involuntariamente, despertar um debate sobre opções e respeito cultural em publicidades.
Diante da repercussão negativa da campanha, a L’Occitane au Brésil afirmou que o “time criativo e a produção executiva escolheram não seguir a estética real do fruto, colocando-o pendurado pela castanha e não em sua árvore nativa, para tornar a estética mais lúdica”.
Confira o vídeo da propaganda que está dando o que falar na web:
Ver essa foto no Instagram
Quando as empresas do sudeste tentam falar do nordeste da nisso: O caju nascendo no pé de amora pela castanha (???)pic.twitter.com/7NgJfJT0Di
— Atailon (@atailon) October 12, 2023
- PlayStation 5 com enorme desconto, frete grátis e ainda vem com o “novo Fifa”? Clique aqui antes que acabe!
- PlayStation 5 com enorme desconto, frete grátis e ainda vem com o “novo Fifa”? Clique aqui antes que acabe!
Grazi Massafera revela gostar de sexo ‘selvagem’ com direito a ‘tapa na raba’
Deixe seu comentário