A americana Johanna Watkins, de 29 anos, sofre de uma doença muito rara do sistema imunológico. Ela é alérgica a quase tudo, e não consegue tocar nem estar no mesmo espaço que o seu próprio marido sem colocar a sua vida em risco.
Johanna sofre de uma doença chamada “Síndrome de Ativação de Células Mastócitas”. Trata-se de uma condição imunológica em que as células mastócitas, não funcionam corretamente, originando várias doenças crônicas como a anafilaxia que é uma reação que pode ocorrer segundos ou minutos após a exposição a um agente alérgico.
Os sintomas incluem erupção cutânea, náusea, vômitos, dificuldade de respirar e estado de choque. Se não for tratado de imediato, geralmente com epinefrina, pode causar perda de consciência ou morte.
Mas a gravidade da doença pode variar de pessoa para pessoa.
Antes de ser diagnosticada com a síndrome, Johanna Watkins trabalhava como professora e fazia várias caminhadas com o marido. Nessa altura, ainda que já tivesse sintomas de erupções cutâneas raras, ainda conseguia ter uma vida normal.
Com o tempo, a coisa piorou, a doença tornou-a alérgica a praticamente tudo. Atualmente Joahanna só é tolerante a 15 alimentos e em casos alérgicos graves está sujeita a sofrer um choque anafilático, que pode ser capaz de lhe tirar a vida.
Johanna Watkins casou-se com Scott em 2013 e não tinha ideia de que sua doença atingisse níveis tão altos e um estado tão grave, chegando mesmo a prejudicar o seu casamento.
“Começámos a notar que cada vez que o Scott entrava no quarto eu sentia-me cada vez pior. Os meus sintomas agravavam-se. Houve um dia em que ele saiu para cortar o cabelo e quando regressou e entrou no quarto, eu comecei a ter os meus sintomas anafiláticos e ele teve de sair” afirma Johanna, em entrevista à BBC.
Foi no ano passado que o casal descobriu que não podia ter um contacto físico normal, tornando-se praticamente impossível partilhar os mesmos espaços.
“Foi uma realidade horrível (…) eu estava a reagir brutalmente ao meu marido. Antes já tinha reagido com os meus pais e a outras pessoas mas foi horrível quando comecei a ter reações alérgicas com o Scott.”
Atualmente, marido e mulher vivem numa casa de amigos da família, em Olsons, enquanto a casa onde viviam está em obras para se tornar mais segura para Johanna. A única maneira de se comunicarem é através de um telefone, uma vez que Scott fica na parte de baixo da casa e sua esposa no sótão.
Johanna Watkins só não é alérgica aos irmãos, mesmo assim, com a gravidade do caso, eles têm que usar máscaras e algumas roupas especiais quando entram no quarto para cuidar dela.
A mulher já fez vários tratamentos, mas nenhum deu resultado até agora. Os médicos não sabem se algum dia a situação que vive irá mudar. O casamento continua.
Deixe seu comentário