A tecnologia que substitui os trabalhadores do serviço de alimentação já chegou e está aqui. Há algum tempo atrás víamos em filmes futuristas de ficção científica, nos desenhos animados (principalmente Os Jetsons) que haveria uma convivência saudável entre os androides e robôs com a raça humana…Até aí tudo bem. Mas os que está acontecendo, na verdade, é que o homem está, aos poucos, sendo substituído pelas máquinas – Sabemos que isso ocorreu de forma drástica na chamada Revolução Industrial mas agora com uma população mundial muito maior e também com uma automatização maior ainda – Nos deparamos com uma concorrência desleal. Isso mesmo.
Atualmente encontramos um ramo que está se beneficiando de forma meteórica: Serviços de alimentação. Vamos acompanhar e enfatizar alguns exemplos onde o robô está dando um pé no traseiro do homem até o RH da empresa.
Muitos restaurantes de sushi têm usado máquinas para enrolar arroz no nori ( folha feita a partir de algas marinhas) por anos, uma tarefa que de outra forma seria monótona e demorada. Já as empresas Suzuka e Suzumo já têm robôs que ajudam a montar milhares de peças de sushi a cada hora.
Em Mountain View, Califórnia, a startup Zume já está com um robô de fazer pizzas.
Aqui temos um vídeo de outra de outro robô-pizzaiolo no Japão:
https://www.youtube.com/watch?v=xWiZycmAob8
Em Xangai – China, existe um robô que faz ramen ou lamen – alimento japonês mas de origem chinesa, composto por filamentos longos de massa alimentícia mergulhados em caldo extraído de verduras, legumes, ah pessoal é o miojo mesmo!!!
Alguns navios de cruzeiro agora misturam bebidas com robôs-bartenders.
Mais diretamente para o coração da cozinha de fast-food americana, a Momentum Machines, veio um conceito de restaurante e com um robô que supostamente pode virar centenas de hambúrgueres na chapa por hora.
A fábrica desses robôs já pediu uma licença de construção em São Francisco. Eles também têm outros robôs que trabalham em fast-food como a máquina de fritar batatas.
E para finalizar encontraremos o Eatsa, um restaurante totalmente automatizado onde nenhuma interação humana é necessária, com franquias surgindo em toda a Califórnia, nos Estados Unidos. Por enquanto.
Deixe seu comentário