O Ministério da Saúde do Brasil, em uma parceria com o mensageiro instantâneo WhatsApp, divulgou nesta quinta-feira (12) um pacote com 11 figurinhas, com informações sobre o coronavírus, para serem utilizadas no aplicativo. O objetivo da ação é informar a população sobre o vírus, que originou uma pandemia mundial decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Dentre as dicas dadas pelas figurinhas estão: lavar as mãos, evitar tocar nariz, olhos e bocas, desinfetar objetos usados frequentemente, cobrir boca e nariz ao tossis ou espirrar, buscar ajuda médica, ficar em casa caso esteja doente e evitar a disseminação de notícias falsas. As ilustrações foram assinadas pela designer paulistana Ana Cattini, de 26 anos.
“A informação é fundamental para prevenir que o vírus se espalhe no Brasil. O WhatsApp tem uma enorme base de usuários no país e entendemos que o aplicativo pode ser um grande aliado do Ministério da Saúde, como já tem acontecido em outros países onde temos trabalhado com os órgãos de saúde para fornecer maneiras simples para os cidadãos receberem informações precisas sobre o vírus”, afirmou Pablo Bello, diretor de Políticas Públicas de Mensageria Privada na América Latina do WhatsApp, em comunicado enviado à imprensa.
Para a coordenadora do Núcleo de Multimídia do Ministério da Saúde, Ana Miguel, o WhatsApp fará com que eles alcancem um número maior de pessoas com as informações verdadeiras.
“Nada melhor que unir esforços em um momento de alerta em saúde pública com parceiros como o WhatsApp. A população é sedenta por informação e compartilhar conteúdo de uma maneira menos técnica sobre as formas de prevenção do coronavírus faz com que tenhamos um alcance maior, evitando o compartilhamento de fake news”, disse Ana.
Os internautas, entretanto, tiraram sarro da ação do governo. Alguns afirmaram que as figurinhas não os deixava mais seguros contra o coronavírus, como sugerem. Outros chegam a ironizar que bastaria “colocar uma figurinha na testa e você estará protegido”.
Houve quem pensasse ser “perda de tempo” o Ministério da Saúde se ocupar pensando em figurinhas para o WhatsApp ao invés de pensar em ações práticas para combate da doença.
Uma internauta comparou o Brasil com a China: enquanto o país oriental construiu um hospital em 10 dias, aqui, produziram figurinhas sobre o coronavírus.
O pacote de figurinhas já está disponível e pode ser baixado em celulares com sistema operacional Android ou iPhone (iOS). Se quiser baixar, clique aqui.
Veja as figurinhas:
Confira algumas reações dos internautas no Twitter:
"tamo junto contra o coronavírus" AH SIM AGORA EU ME SINTO MUITO SEGURO
POIS RECEBI UMA FIGURINHA DE PREVENÇÃO NO MEU WHATSAPP
— al'ein (@abrechamado) March 12, 2020
amo que o jeito do brasileiro de lidar com o corona virus é fazendo figurinha de whatsapp kkkkkk
— cat! (@acatisuki) March 13, 2020
China: Hospital em 10 dias
Brasil: Figurinha de Whatsapp
???????Coronavírus: WhatsApp e Ministério da Saúde lançam figurinhas de prevenção @tilt_uol @UOL https://t.co/LKKnahI5Bb
— Lampas ? (@velho_lampas) March 12, 2020
A melhor figurinha de WhatsApp possível #CoronaVirus pic.twitter.com/hMIpmANpFA
— tiozao mesmo (@victorcapato) March 12, 2020
Deixe seu comentário