in

Criança de 3 anos se perde da família e morre em estação do metrô de São Paulo

Dona de casa afirma que quer ver as imagens das câmeras para entender o que ocorreu

Um menino de apenas 3 anos morreu após se perder da família e ser atingido por um trem entre as estações Santa Cruz e Praça da Árvore da linha 1-Azul do Metrô. O caso ocorreu na manhã do domingo, 23, quando Luan Silva Oliveira ia com a mãe, a dona de casa Lineia Oliveira Silva, de 25 anos, e os irmãos de 7 e 9 anos para Santos, no litoral paulista. O sogro de Lineia e o marido dela também estavam no trem. A polícia investiga o caso.

A dona de casa conta que a família, que mora em Guarulhos, na Grande São Paulo, tinha como destino a estação Jabaquara, onde pegaria um ônibus para o litoral. “Eu me sentei com o Luan no meu colo e o meu filho do meio, de 7 anos, estava do meu lado. Meu marido estava com a minha filha de 9 anos e o meu sogro. Quando o metrô esvaziou, eu me levantei para sentar perto deles, para ficar todo mundo junto. Fui pegar a minha bolsa e ele correu. A porta já estava apitando e fechou. Tentei correr, mas não consegui fazer mais nada”, disse a mãe.

A família desceu na estação seguinte e voltou para o ponto onde a criança tinha ficado. “Informamos para o segurança. Em todo momento, falei que meu filho não estava bem, mas falaram que iam olhar a câmera em vez de parar a via logo.” Ela diz que a criança foi encontrada caída no túnel perto de um trem e foi levada para o hospital, mas chegou ao local sem vida.

Veja também:
Inventora do chá revelação se arrepende da própria criação: 'ficou agressivo'

Lineia relembra que o filho não se desesperou ao ficar na plataforma. “Ele não chorou, ficou em pé me olhando. Eu que me desesperei. Até caí quando voltei lá.”

A dona de casa afirma que quer ver as imagens das câmeras para entender o que ocorreu. “O guarda está lá para ficar olhando as câmeras, tem câmera para isso. Eu quero ver o que aconteceu com ele.”

Em meio à tragédia, ela descobriu que vai ser mãe novamente. “Estou grávida de um mês, descobri na quarta-feira. Mas nunca vai substituir meu filho. Eu era muito apegada a ele.”

O pai da criança, o pedreiro Adeilton Bispo de Oliveira, de 32 anos, estava na Bahia quando o acidente aconteceu. “Eu vim para cá, mas nem deu tempo de pegar o sepultamento do meu filho. Foi uma coisa muito chocante. Não consigo entender.”

Em nota, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) informou que as buscas pela criança foram iniciadas assim que os agentes de segurança foram informados sobre o desaparecimento e que a vítima foi encontrada desacordada, dentro do túnel, a 200 metros da estação Santa Cruz.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que as imagens das câmeras de segurança estão sendo analisadas e que testemunhas já prestaram depoimento. A família da criança deve ser ouvida na próxima semana.

Portas automáticas

A estação onde ocorreu o acidente. Que fica na linha mais antiga do sistema, não tem as portas automáticas que impedem a entrada de passageiros na via. Atualmente, na rede operada pela companhia, uma estação na linha 3-Vermelha (Vila Matilde), três estações na linha 2-Verde (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente) e seis estações da linha 15-Prata (Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União) contam com o dispositivo.

Veja também:
Em busca da Alma Gêmea: afinal, quantas vezes o cantor Fábio Jr. já se casou?

O Metrô informou que a licitação para instalação das 88 fachadas de portas de plataforma em estações das linhas 1- Azul, 2- Verde e 3- Vermelha está em andamento. “A previsão é de que o anúncio da empresa vencedora do certame seja feito em fevereiro. Os equipamentos serão implantados em 36 estações, incluindo Santa Cruz, em investimento projetado em torno de R$ 400 milhões.”

Segundo a companhia, foram contabilizados, neste ano (até o dia 27 deste mês), 1.025 episódios de entrada de pessoas nas vias metroviárias. Em 2017, foram 862 casos. Em 2016 e 2015, foram 706 e 611 ocorrências, respectivamente.

Em Destaque

Recomendamos para você

Deixe seu comentário

meghan markle

Meghan Markle deu maconha para convidados do seu primeiro casamento, diz jornal

luis lobianco

Luis Lobianco perde 30 quilos em 2018 e comemora nas redes sociais