Duas garotinhas chinesas, cujas identidades foram preservadas, sofreram um grave acidente ao tentarem copiar um vídeo que viram na internet.
Uma delas, de 12 anos, está gravemente ferida e precisará passar por cirurgias plásticas reparadoras. A outra, de 14, morreu em decorrência do desastre depois de ter 96% do corpo queimado e permanecer em estado grave em um hospital por cerca de 15 dias.
O incidente se deu porque as meninas tentaram fazer pipoca utilizando uma lata de refrigerante. Por deixarem álcool em contato com o fogo, o material explodiu. O acidente aconteceu em 22 de agosto.
A ideia foi publicada na plataforma de vídeos pela youtuber chinesa Ms Yeah. Com mais de 7 milhões de inscritos em seu canal, ela se popularizou no país justamente por preparar receitas de forma pouco convencional. Geralmente, ela utiliza materiais de escritório e faz as filmagens com a ajuda de uma pequena equipe.
Ms Yeah mandou representantes procurarem as famílias das vítimas depois que o acidente ganhou projeção na mídia nacional. Ela propôs um acordo aos familiares e pagará indenização pelo incidente. O valor não foi revelado, mas ela também cobrirá as despesas médicas da criança que sobreviveu.
Ms Yeah se defende
Mesmo tendo realizado o acordo, Ms Yeah permanece no argumento de que as meninas não estavam tentando copiar o seu vídeo. Ela fez uma postagem na web para alegar que elas estavam seguindo uma técnica diferente da que ela utilizou. Além disso, ela argumenta que o conteúdo de seu canal “não é educativo”.
A influenciadora digital ressalva que todos os seus vídeos contêm avisos recomendando os espectadores a não tentarem reproduzir o conteúdo em casa e enfatizando que o canal não é uma espécie de “faça você mesmo”.
Um de seus porta-vozes, seu primo, afirmou que ela daria assistência financeira às famílias “independentemente de quem esteja certo ou errado” e disse que esperava que não houvesse “nenhum tipo de ressentimento” entre duas partes.
O vídeo em questão foi removido das redes sociais.
Deixe seu comentário