O seriado mexicano Chaves é um dos queridinhos do público brasileiro. Em exibição frequente no país desde a década de 1980, a série é conhecida por diversas gerações no Brasil, que conserva grande carinho pela produção.
Entretanto, além de seus episódios terem sido exibidos fora de ordem no Brasil, a série nunca foi concluída formalmente – o último capítulo, chamado A Máquina de Lavar, mostrou uma história como outra qualquer, que não solucionou problemas antigos do enredo. Dessa forma, diversas teorias foram criadas, especialmente por fãs brasileiros, a respeito de alguns pontos de dúvida em Chaves.
Uma das questões mais teorizadas por fãs tem relação com a paternidade de Chaves. Para muitos, o carismático Seu Madruga era o pai do menino de rua. Só que nenhuma confirmação oficial veio em qualquer episódio do seriado.
Desde a última quinta-feira (26), alguns sites viralizaram uma suposta informação de que Seu Madruga seria, sim, pai de Chaves. As publicações creditam o dado a um livro chamado El Diario del Chavo, escrito e lançado em 1995 por Roberto Gómez Bolaños, o Chespirito, criador do seriado e intérprete do personagem principal.
Cabe destacar, entretanto, que a notícia é falsa.
Conforme dito por alguns sites, o livro teria revelado detalhes sobre um suposto roteiro escrito para o último capítulo de Chaves. Segundo o suposto texto (que é falso), Seu Madruga confessaria ao Professor Girafales que teria tido um rápido romance com a mãe de Chaves. Depois, Seu Barriga tentaria expulsar Madruga da vila, devido à sua histórica dívida de aluguel, mas Girafales reverteria a situação ao revelar, a todos, quem era o pai do menino de rua.
Conforme destacado pelo site NaTelinha, do UOL, a informação não é verdadeira. Não existe nenhuma menção a esse suposto roteiro no livro El Diario del Chavo.
Existem outras publicações que creditam a existência dessa história a uma entrevista que o diretor Enrique Segoviano teria dado ao jornal Diario Libre de Santo Domingo. No entanto, isso também é mentira, até porque Segoviano deixou seu posto em 1978, antes mesmo do seriado chegar ao fim.
A única informação concreta e verdadeira sobre o fim de Chaves foi feita em entrevista concedida por Chespirito, em 1988, no Peru. Na ocasião, ele disse que pensou em concluir o seriado num episódio em que Chaves morreria atropelado, ao tentar salvar uma criança perdida no trânsito. Contudo, ele foi desencorajado a dar sequência a essa ideia, pois sua filha afirmou que ele acabaria influenciando outras crianças a fazer o mesmo.
A esquete final de Chaves foi gravada em 1992 e conta com as participações de Seu Barriga, Jaiminho, Dona Clotilde e Chiquinha. Ela não está vinculada ao seriado original, concluído em 1980.
Deixe seu comentário