A nova rede social Sarahah viralizou na internet brasileira nos últimos dias. O aplicativo permite aos usuários que enviem, uns aos outros, mensagens completamente anônimas – sem meios para descobrir quem as enviou ou respondê-las.
O aplicativo tem sido assunto por onde passa, principalmente graças aos abusos que alguns usuários têm registrado ultimamente.
O título do app, “Sarahah”, é uma palavra árabe que significa ‘honestidade’ ou ‘franqueza’. Zain al-Abidin Tawfiq, o programador da rede, explicou que criou o aplicativo com o intuito de ser utilizado por empresas: seria uma forma de proprietários de negócios receberem feedbacks anônimos sobre os serviços que oferecem.
O que o criador não previu é que a natureza anônima do aplicativo se tornaria uma arma perigosa na mão de pessoas mal intencionadas que têm usado a plataforma para enviarem mensagens abusivas e praticarem o bullying virtual.
Ser cruel na internet não é novidade para ninguém, mas o fato das mensagens serem anônimas têm deixado tudo um tanto quanto mais sinistro e assustador.
Um dos usuários que publicou uma nota de avaliação do aplicativo, chamou a plataforma de “solo fértil para o ódio” e adicionou: “Meu filho se inscreveu e dentro de 24 horas alguém postou um terrível comentário racista em sua página, inclusive dizendo que ele merecia ser linchado”.
Deixe seu comentário