A empresa UPS começou a testar o uso de drones para entrega de pacotes residenciais pela primeira vez nesta semana, nos Estados Unidos.
A empresa de entregas implementou um “octocoptero” multi-rotor na segunda-feira (20) a partir do topo de um de seus carros elétricos híbridos, que ficou estacionado em uma fazenda de mirtilos perto de Tampa, na Flórida.
Ela entregou com sucesso um pacote na porta de uma casa próxima, depois voltou para o caminhão – agora em um novo local na estrada – e foi puxado para dentro do carro através de braços robóticos.
O drone foi apelidado de “HorseFly” e os dispositivos são controlados por GPS e são fabricados pelo grupo Workhorse, com sede em Ohio, que já era um fornecedor de tecnologia na UPS.
Cada um pesa quase 4,5kg e é alimentado por uma bateria de lítio 18650 patenteada – permitindo uma autonomia de voo de pelo menos 30 minutos em velocidades de até 72 km/h.
Eles podem levar um pacote pesando até 10 quilos.
“Nós separamos antes o que ele terá que carregar. Não vai ter que carregar uma TV de 50 quilos, ou algo assim “, disse o CEO da Workhorse, Steve Burns.
A fim de saber onde está indo, os aviões-piloto HorseFly usam um sistema de orientação que extrai da bases de dados online contendo informações sobre o espaço aéreo local, topográfico, condições meteorológicas e condições do vento. Eles também recebem dados de sensores a bordo da van elétrica UPS, especialmente equipada, com um GPS, radar e câmera infravermelha – o que ajuda na aterrissagem.
O caminhão usado no teste de segunda-feira foi customizado para acomodar o lançamento a partir do seu teto.
O drone HorseFly foi equipado com um tipo de gaiola, que foi acoplada debaixo dele. Para pegar um pacote, a gaiola é baixada no caminhão – onde o motorista pode carregá-lo com outro pacote já separado.
“A coisa mais difícil, tecnicamente, é fazer com que o drone HorseFly pouse no teto do caminhão elétrico”, disse Burns. “Há uma pequena portinhola no teto … basicamente temos que ter um sistema de robótica no topo que agarra, pega e coloca no buraco certinho”.
A UPS, em última análise, quer usar os drones para entregar pacotes para casas em áreas onde seus caminhões não podem chegar facilmente e para acelerar o seu tempo de entrega. A empresa espera um dia instalar uma tela touchscreen em seu caminhão para enviar os dispositivos sem ter que controlá-los, eles mesmos. Veja o vídeo da primeira entrega:
Deixe seu comentário