Caroline Martins, ex-participante da última edição do ‘MasterChef Brasil’, celebrou a sua entrada na escola de gastronomia Le Cordon Bleu, na Inglaterra. Em um texto publicado nas redes sociais, ela revelou ter realizado um sonho e, em um longo texto, fez um desabafo sobre a sociedade como um todo e até contra o trio de jurados do reality show, formado por Henrique Fogaça, Erick Jacquin e Paola Carosella.
“Eu tinha um sonho: estudar na melhor escola de gastronomia do mundo, a Le Cordon Bleu. Por este sonho, este ano, me inscrevi em um reality show. Quando fui eliminada, um dos jurados me disse ‘Caroline, o seu sonho acabou’. A outra jurada, se referindo aos meus quatro títulos acadêmicos, falou: ‘Você não precisa de um título a mais, você já tem muitos’. Pois bem, neste momento estou em frente ao prédio da Le Cordon Bleu em Londres esperando pela minha primeira aula, e cá estou refletindo sobre sonhos”, afirmou Caroline, no início do desabafo.
Agora estudante de gastronomia, Caroline Martins questionou, também, o pensamento da sociedade com relação a alguém que abandona a carreira anterior – ela é PhD em Física pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) – para começar tudo de novo. “Onde já se viu uma mulher com mais de 30 anos querer mudar de carreira? Como ousa desperdiçar 10 anos de formação para se tornar estudante novamente? Os 30 é o período para casamento, ter filhos, comprar casa, formar família, pagar previdência privada, entre outras coisas a mais. A sociedade te pede para fazer uma escolha de vida aos 17 anos (vestibular), e espera que você carregue esta escolha até o túmulo. Te perguntam ‘está trabalhando?’, ‘comprou carro novo?’, ‘quando chega o bebê?’, porém não te perguntam ‘você está feliz?'”, disse.
A aspirante a chef disse que tais imposições “se transpareceram” na participação dela no’ MasterChef Brasil’. “Fui, em quase todos os episódios, questionada sobre abandonar minha função como pesquisadora para seguir um sonho. Hoje estou aqui vestindo o meu dólmã, de caderno e lápis na mão, e respondo: não, o meu sonho não acabou, ele só está começando; não, os títulos que possuo não são suficientes, e talvez todos os títulos que eu conseguir conquistar nunca serão suficientes. Há sempre espaço para aprender e se aperfeiçoar”, afirmou.
Veja o post:
Jacquin responde
O chef Erick Jacquin, que é um dos jurados do ‘MasterChef Brasil’, foi procurado pelo portal ‘UOL’ para comentar as declarações de Caroline Martins. Em resposta, ele disse que ninguém no reality tem o objetivo de dar fim ao sonho de outra pessoa.
“Não é o nosso objetivo quebrar o sonho de ninguém. (O ‘MasterChef’) é um jogo, onde um ganha e o outro perde. Eu espero que ela estude muito, que seja uma boa cozinheira, e espero ainda que um dia eu possa experimentar a comida dela aqui no Brasil. O meu desejo é que não só ela (mas todos os outros) sejam felizes”, disse o chef.
Histórico de conflito
Curiosamente, Caroline Martins ficou marcada por ser uma participante questionada. Em uma etapa de repescagem do ‘MasterChef Brasil’, a pesquisadora chegou a reclamar de ‘palhaçada’ após ter seu prato avaliado e sugeriu armação no reality show. Os jurados se irritaram com a postura de Caroline.
MasterChef: 5 coisas que você não sabia sobre o programa da Band
Deixe seu comentário