Há 28 anos, os restos mortais do pintor surrealista Salvador Dalí foram embalsamados. Nesta sexta-feira (21), especialistas que participaram da exumação em Figueres, na Espanha, afirmaram que eles estão bem conservados apesar do tempo.
A exumação aconteceu por ordem do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha para que seja realizado um exame de determinação de paternidade. Para o procedimento, foram extraídas amostras de ossos, unhas, dentes e cabelo.
Pilar Abel, nascida em Figueires em 1956, alega ser fruto da relação de Salvador Dalí com a mãe dela. O encontro entre os dois teria acontecido em Cadaqués, Girona, quando a mulher trabalhava como empregada de uma família que passava férias na região. Se os exames confirmarem a paternidade, Abel será a única filha conhecida do artista catalão e poderá reclamar 25% do patrimônio pertencente ao pintor no momento de sua morte, conforme explicado pela Fundação Gala-Dalí.
Segundo informações dos profissionais envolvidos, o famosos bigode de Dalí ainda estava intacto. “O bigode estava na posição clássica, marcando dez horas e dez minutos”, disse o secretário-geral da Fundação Gala-Dalí, Luis Peñuelas Reixach, durante entrevista no Teatro-Museo Dalí, em Figueres, Girona.
De acordo com informações do jornal “El País”, os resultados dos exames de DNA serão anunciados no início de setembro, antes da da audiência em tribunal sobre o caso, agendada para 18 de setembro.
O corpo do artista, falecido em 1989, está sepultado no Teatro-Museo Dalí, localizado na cidade de Figueres.
Deixe seu comentário