A cantora Fafá de Belém foi uma das convidadas do ‘Encontro com Fátima Bernardes’ na manhã desta quinta-feira (12), na TV Globo. Em certo momento da atração, a temática da discussão foi bem séria: abuso sexual de empregadas domésticas.
Durante a participação, porém, Fafá de Belém acabou gerando polêmica e foi altamente criticada pelos usuários das redes sociais que estavam acompanhando o programa. Ela foi acusada de ter atitudes racistas ao interromper, constantemente, a fala de outros convidados – que eram negros.
Os internautas acreditam que Fafá deveria respeitar melhor a opinião de pessoas negras, com vivência real dos problemas, já que ela não é negra. Ao invés disso, a cantora foi acusada de “sempre ter uma opinião” para sobressair às declarações dos outros convidados.
A escritora Preta-Rara, que tem um livro sobre a temática, e o ator David Junior, que tentou ressaltar o papel dos homens no processo contra o assédio sexual, foram elogiados por ter paciência com as interrupções de Fafá.
No momento em que Preta-Rara falou sobre a opressão das “mulheres pretas” em seu papel como empregadas domésticas, Fafá de Belém interrompeu a escritora e disse: “Não são só as mulheres pretas, são as mulheres pobres. A parda, a menina cabocla, a ribeirinha”.
A escritora, com ajuda de Fátima Bernardes, precisou lembrar para a cantora que a maioria da população pobre brasileira é composta por negros.
Os usuários do Twitter citaram que, dentro dos movimentos sociais que lutam contra o racismo, o que a cantora estaria fazendo é chamado de ‘Whitesplaining’ (‘Branco-explicando’). O fenômeno acontece quando uma pessoa branca, sem perceber, acredita que sabe mais sobre as questões raciais do que uma pessoa negra e tenta ‘ensinar’ a ela sobre o assunto.
O ‘Whitesplaining’ é considerado uma versão mais branda e menos violenta de racismo, mas também como algo negativo.
Confira algumas reações dos internautas:
Fafá de Belém interrompendo a todo momento pessoas pretas pra explicar racismo no programa da Fátima.
— Miss Vedder (@raquelldocarmo) September 12, 2019
Fafa de Belém fazendo o Whitesplaning #Encontro
— ponzo (@marceloponzo) September 12, 2019
Fafa de Belém, vc tá tentando roubar o protagonismo dos negros nesse programa. Pelamor! Que desserviço os comentários dela pra ESSE assunto.
— Conjuntivite da Capricho (@puxum) September 12, 2019
Em tudo o que a Fafá de Belém fala eu fico só o meme dela. #Encontro pic.twitter.com/dcVl7xV8Ro
— Caralho Viado (@GByelValentim) September 12, 2019
alguém manda a Fafá de Belém calar a boca, nossa… nada a ver com ela o assunto e ela tem opinião pra tudo. #Encontro
— Venina Meneno (@littlescissor) September 12, 2019
Impressão minha ou a Fafá de Belém esta desconstruindo a temática do programa, se não tem propriedade para falar do assunto. #encontro
— Dudu Santtos (@dudusanttos_of) September 12, 2019
Falando sobre assédio no meio da profissão de doméstica: a
Fafá de Belém: "Mas o mais grave é a omissão da mulher" amada??? o mais grave é o estupro.Preta Rara e David Junior falando sobre o povo negro: a
Fafá de Belém: "ah mas é o pobre" amada??? Silêncio #Encontro— Caralho Viado (@GByelValentim) September 12, 2019
Fafá de belém cagando pela boca interrompendo a moça falando sobre mulheres negras. #Encontro
— JIGGA (@tiredofshame) September 12, 2019
Não é nem meio dia e Fafá de Belém passeando vergonha no #Encontro pic.twitter.com/F2T9dTEbuK
— xenhenhem da sanfona (@brunqp) September 12, 2019
Os negros MARAVILHOSOS que estão no #Encontro tendo muita paciencia com a Fafá de Belém
— UAI JADER (@uaijader) September 12, 2019
Deixe seu comentário