Diversas celebridades de inúmeros ramos, incluindo grandes nomes do cenário internacional, estão de olho em uma situação preocupante que está acontecendo no Brasil: desde o começo do mês de agosto, incêndios na Amazônia fizeram o estado do Amazonas declarar estado de emergência.
Os meses de agosto a outubro são conhecidos como “a temporada de incêndios na Amazônia”, mas a coisa parece estar saindo do controle em 2019. Os órgãos reguladores brasileiros e até mesmo a Nasa já atentaram para o fato de que esta é a pior temporada de incêndios desde que se começou a rastrear a floresta tropical, em 2013.
Comparando dados com 2018, o número de queimadas no local cresceu em impressionantes 84%. A maioria dos incêndios na Amazônia é causada, de propósito, por fazendeiros, iniciando queimadas em massa para desmatamento com o objetivo de criar pastos para gado.
Com isso, uma forte mobilização em prol da Amazônia tomou as redes socais durante essa semana. Entre milhões de manifestações, estão a dos famosos brasileiros e de vários outros países que também deixaram suas mensagens de indignação e preocupação.
O cantor Caetano Veloso foi um deles, que publicou uma série de imagens sobre o assunto em suas redes sociais. Ele também compartilhou uma música que canta sobre a defesa da Amazônia.
Já a atriz Taís Araújo publicou um longo texto em sua conta do Instagram. “Já passou da hora de nos importarmos e salvarmos o que ainda nos resta do amanhã. Falar sobre isso é apenas o primeiro passo”, disse ela em um trecho.
Confira:
As atrizes Leandra Leal, Bruna Marquezine e Camila Pitanga seguiram a amiga global e também publicaram longos textos. As duas escreveram fortes críticas ao atual governo do presidente Jair Bolsonaro. “Não tem mais como compactuar com isso. Não tem mais como sermos governados por quem segue nessa onda de negacionismo”, escreveu Leandra.
A cantora Luísa Sonza, o jogador de futebol Daniel Alves, a funkeira Anitta e o sertanejo Luan Santana também fizeram postagens alertando para o perigo das queimadas.
Nos Estados Unidos, a situação está preocupando o cantor Jaden Smith, a rapper Billie Eilish, a diva pop Ariana Grande, a cantora Lauren Jauregui e a modelo Cara Delevingne.
O filho de Will Smith, Jaden Smith, foi um dos primeiros a publicar sua mensagem, que acabou sendo compartilhada por vários colegas.
A cantora Demi Lovato também utilizou suas redes sociais para expressar sua indignação com o fogo que consome as florestas da região. “Se você não é do Brasil e não tem ideia do que está acontecendo por lá, aqui vai. A maior floresta tropical do mundo está em chamas, pelo 16º dia. E a mídia não está nem aí pra isso”, escreveu ela.
Mais tarde, quem entrou para o time que enviou cobranças ao presidente Jair Bolsonaro foi a diva pop Madonna. “Os incêndios estão furiosos e a Amazônia continua a arder. Isso é uma devastação para o Brasil – para os povos indígenas que vivem lá e para as espécies de plantas e animais que fazem dela a floresta biológica mais importante! Presidente Bolsonaro, por favor, mude suas políticas e ajude não só o seu país, mas o mundo inteiro”, escreveu a cantora.
O astro Leonardo DiCaprio, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a socialite Kim Kardashian, a cantora Camila Cabello e a top model Gisele Bündchen foram mais alguns dos nomes de personalidades mundiais que usaram suas redes sociais para manifestarem preocupação com a situação.
O ator de ‘Titanic’, por exemplo, questionou o fato de a mídia não estar dando a devida atenção para o fato.
Deixe seu comentário