O youtuber Júlio Cocielo, um dos mais famosos do Brasil, fez uma piada considerada racista na partida entre França e Argentina válida pela Copa do Mundo, no último sábado (30). Na sequência, internautas resgataram inúmeros de seus tuítes antigos contendo piadas de cunho preconceituoso contra várias minorias, que foram deletados pouco depois.
Oi @cocielo acho que deu algum problema o seu tweet mas não se preocupa eu salvei pra você ☺️ pic.twitter.com/Z6Zdy1oQR4
— ???♀️?revistaabsurda (@revistaabsurda) June 30, 2018
Com a polêmica, Cocielo se viu em uma verdadeira enrascada e viu seu saldo bancário diminuir significativamente. Diversas marcas grandes, como a Coca-Cola, Adidas, Submarino e Itaú, se posicionaram sobre o fato e chegaram até a cancelar contratos e parcerias com o influenciador digital.
Com a proporção tomada pela polêmica, várias personalidades das mais diversas áreas usaram suas redes sociais para se manifestarem e se posicionarem quanto às acusações de racismo recebidas pelo youtuber.
O rapper Dexter usou seu Instagram para manifestar indignação e, nos comentários, recebeu apoio do também rapper Mano Brown:
A cantora Karol Conká, o rapper Rashid, a cantora Gaby Amarantos e a atriz Taís Araújo – todos conhecidos por uma posição ideológica bem clara de luta contra o racismo, se posicionaram pelo Twitter:
Racista finge que se arrepende quando perde dinheiro ou status. No fundo continua odiando os negros e desejando a morte deles. É preocupante ver grandes marcas apoiando esse tipo de gente pensando somente em números. Esse país está uma merda!
— Karol Conka (@Karolconka) July 2, 2018
"Sem riso frouxo pra humorista
Que só se acha engraçado se fizer uma piada racista"— Rashid (@MCRashid) July 2, 2018
Gente, podia ter uma versão da bandeira Brasileira com a frase RACISMO Ñ É PIADA, será que assim ajuda a essa galera do mal a entender?
— Gaby Amarantos (@GabyAmarantos) June 30, 2018
Um torcedor brasileiro é chamado de macaco. Um YouTuber faz comentários racistas. Uma menina tem seus cabelos alisados contra sua vontade. Um portal de notícias cria uma manchete racista e sexista. Tudo isso só nas últimas horas. Todo dia a gente precisa combater o racismo.
— Taís Araújo (@taisdeverdade) July 3, 2018
Também pelo Twitter, o cartunista Maurício Ricardo, o vereador Fernando Holiday, a atriz Mariana Xavier e a cantora Teresa Cristina manifestaram repúdio:
Sobre o Cocielo: só mais um entre milhões de racistas que sequer tem percepção de que o são. Ainda mais hoje, com candidato presidencial negando a existência do racismo no Brasil e a patrulha que vem em bando chamar de “lacrador” e “fazedor de média” quem defende minorias.
— Maurício Ricardo ?️+ (@MauricioRicardo) July 1, 2018
Os comentários racistas do @cocielo não se aproximam nem um pouco de qualquer piada. Não há “brincadeira” possível com extermínio humano. Quem “brincava” com isso, costumava ocupar bons cargos na Alemanha Nazista ou na União Soviética.
— Fernando Holiday (@FernandoHoliday) July 3, 2018
Tô vendo a treta que tá rolando com o Cocielo e tenho duas coisas a dizer:
1- Ninguém está livre de ter feito tweets preconceituosos num passado em que certas "piadas" babacas ainda eram "socialmente aceitas", mas se você twitta preconceito em 2018, corrobora a opinião antiga.— Mariana Xavier (@marixareal) July 1, 2018
2- Suponhamos que o que ele escreveu foi realmente pensando apenas na velocidade do jogador. Ainda assim é racismo. O mais difícil de combater. Aquele que a gente nem percebe que tá cometendo porque tá enraizado no nosso imaginário. Ou branco correndo seria associado a arrastão?
— Mariana Xavier (@marixareal) July 1, 2018
Piada racista nem é piada, é crime. Racistas não passarão! Xô!
— Teresa Cristina (@1TeresaCristina) July 2, 2018
Como toda história tem seus vários lados, o humorista Rafinha Bastos também se manifestou – mas em apoio a Júlio Cocielo. Veja:
O @cocielo é um dos caras mais legais e humildes com quem já convivi. Tem um coração gigante e é admirado por TODOS, repito, TODOS os influenciadores que conheço. Perseguir o cara por causa de um erro (ele já se desculpou), é um equívoco imenso. Esse ñ merece mesmo.
— Rafinha Bastos (@rafinhabastos) July 2, 2018
Já o casal de atores Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, pais de uma filha adotiva negra que já recebeu ataques racistas, publicaram uma nota em que pedem boicote ao youtuber. Leia:
Gagliasso pede boicote a Cocielo após tuítes racistas; Ewbank também critica
Deixe seu comentário