A denúncia feita pela figurinista Susllem Meneguzzi Tonani sobre o fato de José Mayer tê-la assediado rendeu uma suspensão ao ator, manifestações das funcionárias da TV Globo e debates nas redes sociais.
Nesta quarta-feira (5), o assunto foi discutido no “Encontro”, programa da TV Globo, e o ator Oscar Magrini, um dos convidados, terminou uma fala sobre o tema com a seguinte colocação: “A mulher neste sentido tem que saber se colocar para não instigar o outro”.
A frase machista não passou despercebida e Fátima Bernardes se posicionou sobre o comentário do ator: “Na verdade, Magrini, mais do que instigar, o outro tem que respeitar independentemente de como ela está”, afirmou.
A culpabilização da vítima é um assunto frequente nos debates sobre machismo e assédio sexual. Nas redes sociais, as pessoas apontaram esse fator na fala de Magrini.
Leia a fala completa do ator:
“Acho que não só aqui na Globo como em todos os lugares sempre existiu o assédio, da própria mulher também em cima do homem, mas a minha liberdade termina onde começa a sua. Deve ter havido muito assédio sim, essa menina chegou, se pronunciou, falou, tomaram-se medidas, a Globo veio pedir desculpa. O Zé (Mayer), um colega nosso, também se desculpou e acho que deve ter tido muita coisa, mas ninguém fala nada… As colegas vieram trabalhar, também vestiram a camisa. Quem sabe se tome providências porque a gente está em 2017 e não tem essa de assédio, todo mundo tem o seu direito de se colocar, de se por e não tem essa do homem chegar e fazer… O que é isso? É uma sociedade machista, fez-se tanto tempo lá atrás, mas não existe como chegar agora e eu não te respeitar porque você está mais ousada, de minissaia e eu tenho que abusar ou passar a mão ou falar alguma coisa. A mulher também neste sentido tem que saber se colocar para não instigar o outro”.
Confira alguns comentários de internautas:
O Oscar Magrini tem que se colocar numa caverna, e viver com esse pensamento de homem da pré-história por lá mesmo. https://t.co/p3h7CqYmLO
— #ForaTemer (@comentv) April 5, 2017
"A mulher também neste sentido tem que saber se colocar para não instigar o outro", Oscar Magrini diretamente de 1950 #MachismoMataTodoDia
— esforçado (@dafnesampaio) April 5, 2017
Coitadas atrizes da Globo que tem que conviver com atores como o Zé Mayer, Caio Blat e Oscar Magrini
— Miss Smoak-Queen (@Yaya__SG) April 5, 2017
O Oscar Magrini é quem tem que se comportar pra não instigar outros atores a atuar mal igual ele #Encontro
— xoxo, Tales ? (@tales_s) April 5, 2017
https://www.feedclub.com/polemicas-envolvendo-fatima-bernardes-que-a-globo-quer-que-voce-esqueca/
Deixe seu comentário