Na tarde deste domingo (1º), o influenciador digital Carlinhos Maia foi o assunto mais comentado do Twitter após se meter em uma nova polêmica: ele chamou de “imbecis” os jovens e adolescentes que pensam em tirar a própria vida. Após a repercussão do assunto, o youtuber Felipe Neto se manifestou, alfinetando o colega e aproveitando para refletir sobre a importância do ‘Setembro Amarelo’ – campanha nacional de prevenção ao suicídio.
“Bom, não estou aqui para criticar e apontar o dedo para ninguém. Não é o meu papel. Meu papel é levar alegria para as pessoas”, disse Felipe Neto em vídeo, utilizando a função Stories de sua conta do Instagram nesta segunda-feira (2).
“Então, se você ouviu algum influenciador, ou alguma pessoa — qualquer que seja — falando que você tem 16 anos e tem vontade de se matar e tem que se matar mesmo… pelo amor de Deus, ignore isso. Ignore completamente!”, implorou o youtuber, que se mostrou visivelmente indignado e preocupado na gravação.
“Sabe galera, nesse momento, no mundo, não existe nada mais importante, principalmente para quem fala com jovem, do que se informar a respeito da depressão. A respeito de tudo que envolve essa doença. Está começando o ‘Setembro Amarelo’, que é justamente o período em que tentamos levantar, todos os anos, a conscientização a respeito da depressão. Que é o mal do século no planeta inteiro. São milhões de pessoas tentando ajudar, tentando resolver e tentando melhorar a situação”, desabafou.
Por fim, o influenciador se dirigiu diretamente às pessoas que sofrem com a doença. “A sua dor é legítima e seu sofrimento é real. Ninguém pode tirar isso de você ou dizer que não é. Mas você precisa buscar maneiras para conseguir melhorar. Você tem uma doença. Não é frescura, não é ‘baitolice’, não é nada que não seja sintoma de doença”, disse.
Confira o vídeo completo:
Pelo Twitter, Felipe Neto compartilhou o vídeo polêmico de Carlinhos Maia e reforçou a mensagem. Na legenda, ele escreveu: “Não dá mais! Desculpa. Não dá. Isso é inaceitável!”. Veja:
NÃO-DÁ-MAIS!
Desculpa. Não dá. Isso é INACREDITÁVEL!!!!!!!!!!!pic.twitter.com/7aZggf0u6n
— Felipe Neto (@felipeneto) September 2, 2019
Em outra publicação, o youtuber colou uma imagem com o artigo 122 do Código Penal, que sustenta que o encorajamento ao suicídio é crime no Brasil, com pena de até 6 anos de reclusão. Confira:
Só passando pra lembrar que pic.twitter.com/MQiTAZHq1E
— Felipe Neto (@felipeneto) September 2, 2019
Entenda o caso
Carlinhos Maia gerou polêmica e teve o nome citado nos assuntos do momento (os trending topics) do Twitter, no domingo (1°), após classificar como “imbecis” os adolescentes que tentam se matar.
“Você achava mesmo que ia ser fácil? Que na primeira vez que você tentasse… eu vejo meninos aqui, com 16 anos, mandando ‘eu quero me matar’. Vai, ô imbecil. Vai se matar, porque você nem começou a vida ainda”, grita o influenciador em vídeo publicado no Instagram Stories.
Ele continua: “Venha perguntar a uma mulher de 75 anos, que até hoje trabalha, sustenta os netos, tá varrendo o quintal, catando latinha na rua para sustentar os bisnetos. Venha perguntar se ela se matou com 16 anos. Eu não sei os seus motivos, mas sei os dela”.
O influencer apagou os vídeos em meio à nova polêmica, mas internautas salvaram as imagens e começaram a repercuti-las no Twitter.
Assista ao vídeo:
e vamos de setembro amarelo estrelando carlinhos maia pic.twitter.com/yYVKmmaVQp
— matheus (@whomath) September 1, 2019
Carlinhos Maia tem 16,5 milhões de seguidores no Instagram – o que inclui públicos diversos, entre eles: adolescentes. Até o momento da publicação deste texto, o influenciador não se pronunciou.
Vale lembrar que, atualmente, está sendo promovida a campanha ‘Setembro Amarelo’, que foca na prevenção ao suicídio. O momento reforçou as críticas às declarações do influencer.
No Twitter, internautas criticaram o posicionamento dele, pediram mais consciência e chegaram a chamá-lo de “Chernobyl Maia”.
o remédio que Carlinhos Maia precisa? pic.twitter.com/tHOzLwxyLs
— duda (@dino_duda) September 2, 2019
meu deus você carlinhos maia é o maior lixo que a internet já fez acontecer.
você como influenciador deveria no MÍNIMO ter a consciência de que suas palavras podem afetar de maneira negativa a vida de outras pessoas, já parou pra pensar nisso?
— Didico (@diogenesneto__) September 2, 2019
Eu acho impressionante a “empatia” que o Carlinhos Maia tem como figura pública.
— Luiz Fernando (@lfpenafort) September 2, 2019
Adolescente de 16 vai até carlinhos maia dizendo querer se matar,esperando uma palavra que o faça ter força,daí ele vem chamando de imbecil, pra uma pessoa q nem vê mais sentido na vida isso é o fim do mundo,imagina querer ajuda e receber isso. ninguém escolhe ter depressão
— ?Mirella??? (@Myonlykarolista) September 2, 2019
Ou você levanta bandeira contra o suicídio ou você defende Carlinhos Maia
Sinto informar que os dois não da. Cara ridículo— Débora? (@dederib) September 2, 2019
Depressão:
– é uma doença
– não é sinal de loucura, nem de preguiça e nem de irresponsabilidade
– pode ocorrer em qualquer fase da vida: na infância, adolescência, maturidade e velhice.Centro de Valorização da Vida (CVV) – LIGUE 188 e não para Carlinhos Maia
— Elika Takimoto (@elikatakimoto) September 2, 2019
carlinhos chernobyl maia mais uma vez falando merda na internet pic.twitter.com/Xm1E1swALp
— . (@dnofollowimlost) September 2, 2019
Carlinhos Maia mais uma vez falando MERDA e dessa vez sobre depressão/suicídio ah sinceramente esse homem foi produzido em Chernobyl só pode pic.twitter.com/Mp56mGrirM
— compra-se um joelho decente (@carla_rosemary) September 1, 2019
Polêmicas
Não é a primeira vez que Carlinhos Maia gera polêmica em assuntos relacionados à saúde mental. Em meio à sua discussão pública com Whindersson Nunes em maio deste ano, após tê-lo “desconvidado” para ser o padrinho de seu casamento com Lucas Guimarães, Maia chegou a curtir um comentário de uma fã que dizia: “Oxe, não era ele (Whindersson) que estava com depressão?”.
Na época, Whindersson Nunes rebateu: “Você será o primeiro quando entender o que é ser um”. Carlinhos Maia acabou pedindo desculpas pela situação posteriormente.
Você será o primeiro quando entender o que é ser um. pic.twitter.com/pWkzupLRAA
— Whindersson (@whindersson) May 23, 2019
Deixe seu comentário