Na última segunda-feira (17) – antes mesmo da estreia do reality show – os jornalistas da TV Globo foram ‘orientados’ pela direção da emissora a não demonstrarem suas opiniões, sejam elas positivas ou negativas, sobre os participantes do ‘Big Brother Brasil 22‘ nas redes sociais.
- Volta às aulas 2022! Antecipe as compras escolares em até 10x sem juros, até 55% de desconto e frete grátis! Clique aqui.
-
Amazon Prime: frete GRÁTIS, filmes, séries e mais por R$ 9,90/mês. Assine agora!
A informação foi divulgada pelo colunista Leo Dias, do jornal ‘Metrópoles’ e confirmada por Mauricio Stycer, colunista do portal ‘Uol’.
De acordo com fontes internas, o diretor do ‘BBB’ – Boninho – não quer que as opiniões dos jornalistas da emissora levem o público a crer que a TV Globo não é isenta sobre os rumos do jogo.
Aparentemente, o estopim para a decisão da direção da Globo de informar os jornalistas antes do ‘Big Brother’ começar foram algumas publicações do correspondente internacional da emissora em Londres, Rodrigo de Carvalho.
Na sexta-feira (14), quando os nomes dos participantes estavam sendo revelados, o correspondente criticou a médica Laís após ela dizer, na apresentação, que havia atuado na linha de frente na pandemia da Covid-19.
Rodrigo de Carvalho comentou: “É o mínimo, é médica ué“. Ele completou alegando ser “Fora Laís“.
Depois, quando outra participante da ‘Pipoca’ foi divulgada, a modelo Eslovênia, o jornalista da Globo também se pronunciou dizendo que já estava “preparando a sugestão de pauta ‘Conheça a Eslovênia‘ pro Show da Vida [Fantástico] de domingo”.
Boninho manda e desmanda dentro da Globo
Boninho não gostou nem um pouco dos comentários opinativos e críticos do correspondente da Globo e respondeu no Twitter: “Ô Rodrigo, cai na real e para de caçar click! Você não precisa disso!”.
No entanto, o descontentamento de Boninho não foi só uma brincadeira e levou a direção da emissora carioca a proibir os jornalistas contratados de opinarem e demonstrarem preferência a algum participante do ‘Big Brother Brasil 22’.
Ainda segundo fontes internas, ficou claro para os funcionários que apenas comentários neutros estão permitidos. Entretanto, a impressão é de que só podem fazer elogios ao reality show.
A Globo atualizou as diretrizes a respeito do uso de redes sociais por seus funcionários em 2018.
Na ocasião, a emissora deixou claro: “Quando essa pessoa é um jornalista, a sua atividade pública acaba relacionada ao veículo para o qual trabalha. Se tal atividade manchar a sua reputação de isenção manchará também a reputação do veículo“.
“Em sua atuação nas redes sociais, o jornalista deve evitar tudo o que comprometa a percepção de que o Grupo Globo é isento. Por esse motivo, nas redes sociais, esses jornalistas devem se abster de expressar opiniões políticas, promover e apoiar partidos e candidaturas, defender ideologias e tomar partido em questões controversas e polêmicas que estão sendo cobertas jornalisticamente pelo Grupo Globo”.
Diante de tudo isso, a Globo foi procurada pela imprensa e respondeu apenas que: “os Princípios Editoriais são bastante claros em relação ao uso de redes sociais. Os jornalistas da Globo os conhecem bem. Não é preciso reiterá-los a todo instante”.
- Volta às aulas 2022! Antecipe as compras escolares em até 10x sem juros, até 55% de desconto e frete grátis! Clique aqui.
-
Amazon Prime: frete GRÁTIS, filmes, séries e mais por R$ 9,90/mês. Assine agora!
Pego de surpresa, Silvio Santos ordena campanha para Tiago Abravanel no SBT
Deixe seu comentário