A fim de prevenir assaltos no sexto estado mais violento do país, o Governo da Paraíba acabou criando polêmica por fazer recomendações incomuns para a segurança da população. Para as mulheres, o documento escrito pela Secretaria de Segurança paraibana recomendou “cara de brava” e, em caso de sequestro, “treine como sair de um porta-malas”.
“Se você se sente insegura ao andar à noite numa rua deserta, ou ao sair do banco com o dinheiro na bolsa, faça cara de brava, franza as sobrancelhas, fale alto consigo mesma”: são palavras retiradas do site da Secretaria de Segurança da Paraíba e aparecem ao lado de outras recomendações para mulheres. Carregar uma bolsa falsa com objetos de pouco valor é uma das dicas.
Em caso de sequestro, melhor se preparar. Para o Governo da Paraíba, é necessário que o cidadão “Treine como sair de um porta-malas, para o caso de ser aprisionado. Em caso de tranca mecânica, treine com um grampo, arame ou canivete o levantamento da trava. Em caso de trava elétrica, identifique o caminho da fiação para poder cortá-la”.
Será que você conseguiria escapar de um assalto ou sequestro segundo as recomendações do Governo da Paraíba?
Deixe seu comentário