A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República está notificando algumas páginas de humor na internet por publicarem memes utilizando imagens de canais oficiais de comunicação do governo. Segundo informações do jornal “Zero Hora”, a onda de notificações pode estar relacionada com alguns memes do presidente reproduzidos ao fim do programa Fantástico, da rede Globo, no último domingo. Em nota, a secretaria defendeu que “não há tentativa de censura a nenhum veículo de comunicação”.
Entre os alvos de notificação estão o perfil do site ‘Ah Negão!’ e a página ‘Capinaremos’ – ambas atuantes no Facebook. Segundo o governo, as imagens podem ser usadas para fins jornalísticos ou de divulgação e que requerem autorização prévia quando “para outras finalidades”. De acordo com a legislação brasileira, sátiras e paródias, nos quais os memes podem se enquadrar, são legais.
A postura do governo não agradou aos internautas, que declararam uma ‘guerra’ bem-humorada contra o governo Temer. O slogan “O inimigo agora é outro” foi adotado em vários memes, além de outras piadas ironizando as notificações.
A própria página Carpinaremos brincou sobre o pedido de dar crédito às fotografias oficiais do governo, divulgando marcas d’água com a logomarca “Planalto Memes”.
Em resposta à ação do governo Temer, o Partido dos Trabalhadores (PT) disponibilizou um banco de imagens do presidente Michel Temer, o que deve incendiar ainda mais o assunto. No flickr, o PT diz que coleciona imagens do “usurpador” e afirma que o uso é liberado “inclusive para memes”.
O PT disponibilizou o banco de imagens com fotos do Temer pra fazerem memes. QUE ÉPOCA MARAVILHOSA PRA SE VIVER NA INTERNET! pic.twitter.com/AlC2yHCd7W
— Ailton Mesquita (@ailtonmesquita) May 24, 2017
Deixe seu comentário