Um vídeo divulgado na segunda-feira (10) revoltou muitos internautas: um idoso foi contido da maneira agressiva e truculenta por guardas civis municipais de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Durante a ação, o senhor deixa sua cadelinha de estimação cair do seu colo.
Segundo informações do jornal Estado de Minas, o idoso, conhecido como Jadir, tentou entrar no mercado municipal de São José dos Campos com a cadela, Isabella, no colo, o que não era permitido.
Os guardas civis foram acionados e vídeos mostraram os agentes agindo de maneira truculenta com Jadir, mesmo após o idoso já estar imobilizado e vários pedidos de pessoas que testemunharam a ação. Em um determinado momento, ele deixa Isabella cair no chão.
Jadir foi encaminhado para uma delegacia sem a companhia da cadela. Ele foi liberado pouco tempo mais tarde, se emocionou ao reencontrar sua amiga.
Claro, o vídeo da ação revoltou muitas pessoas nas redes sociais. Confira algumas:
gente esse é o senhor jadir aqui da minha cidade, ele vive pelas ruas com sua cachorrinha isabella, hoje pelas 10hs da manhã 3 policias partiram pra cima dele, o motivo aparentemente é o fato dele estar pedindo dinheiro (relatos de quem estava na hora) eu to em choque pic.twitter.com/QpeH38v7t3
— 𝒗𝒊𝒄 ᵃʰˢ🎈 (@alxvics) August 10, 2020
Uma polícia que vive pra maltratar preto e pobre nesse país! pic.twitter.com/k8wo73c4lF
— a maria das dores (@__mdemaria) August 10, 2020
•MAIS UMA AGRESSÃO EM SJC•
Hoje, a Guarda Civil Municipal de SJC AGREDIU o senhor Jadir e sua cadelinha Isabela. O motivo? Ele só queria tomar um café.
Até quando vamos ter esse política genocida de ataque as vidas da população pobre?#AçãoAntifascistaVale#FelicioGenocida pic.twitter.com/iLAyxUOym8
— Ação Antifascista Vale do Paraíba-SP (@valeantifa) August 10, 2020
Jadir, o nome dele. Figura conhecida, não faz mal a uma mosca e foi tratado assim pela GCM em pleno calçadão de SJC (centro da cidade). Imagina quando não tem ninguém vendo! https://t.co/3l9RI23IvX
— Vanessa Cordeiro ☘️ (@VanessCordeiro) August 10, 2020
O prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth (PSDB), se manifestou nas redes sociais. Primeiro, se disse que a atitude dos guardas foi exagerada.
“Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade e ainda anda com uma cachorrinha no colo. Me parece que houve excesso na abordagem”, disse.
Em seguida, o prefeito citou a razão dos guardas terem agido daquela maneira: eles afirmaram que após ser abordado, Jadir teria jogado um copo de café em um deles.
Mesmo com a justificativa, Ramuth reforçou seu posicionamento e pediu desculpas para o idoso.
“Na minha opinião, é um excesso na abordagem de um senhor idoso e com uma cachorrinha. Portanto, em nome da cidade, eu quero pedir desculpas ao seu Jadir.”
Por fim, o prefeito também afirmou que o caso será investigado.
Deixe seu comentário