Como é de costume nessa época do ano, as marcas já começaram a lançar suas campanhas publicitárias focadas no Natal. A Perdigão foi uma delas e seu mais novo comercial acabou gerando polêmica na internet.
A propaganda foi veiculada pela marca nas redes sociais e levou o assunto a ser um dos mais comentados no Twitter desta terça-feira (27). Alguns internautas acusaram a campanha de racismo.
Com o título ‘Chester Generoso’, a campanha da Perdigão já acontece dessa forma há alguns anos no Brasil: a cada frango chester comprado, garante que a marca doará outro igual para uma família carente.
Ninguém nega que o mote da proposta é bastante nobre. Alguns internautas, no entanto, não gostaram foi de alguns detalhes na forma em que a campanha foi produzida em vídeo.
Os usuários perceberam que os atores que interpretam a família que recebeu a doação é composta, majoritariamente, de pessoas negras. Emocionada, uma mulher da ‘Família Silva’ conta que o Natal deles foi transformado após a doação.
Já a ‘Família Oliveira’ surge em seguida e um homem branco conta a uma criança que a compra do chester garante uma doação para “quem precisa”. Nessa família, a maioria dos integrantes é de cor branca.
Assim que o comercial foi publicado, o assunto rapidamente repercutiu na internet. Muitos usuários apontaram que a propaganda era racista. Outros, no entanto, saíram em defesa da marca.
Assista ao vídeo e confira algumas reações de internautas no Twitter (tanto positivas, quanto negativas):
comercial dos preto fudido ganhano frangassado dos branco legalzão parabéns perdigão ? pic.twitter.com/4S2Qsy7bbv
— Déia Fanfiqueira FOI GOLPE SIM! (@NaoInviabilize) November 27, 2018
Tô achando desnecessária esse fuzuê todo por causa de um comercial da Perdigão
Pra mim está tudo misturado
E a mesa que vcs falam que é do pobre tá melhor do que a minha no final do ano
Parem de tanto mímimi
O preconceito está na cabeça de vcs que colocam vitimismo em.tudo— lady jenii??? (@yeshua_mally) November 27, 2018
Cara, a ideia da Perdigão de doar um Chester a cada um que for comprado é muito boa.
A execução da campanha é cagada mesmo. Não tinha ninguém pra falar que TALVEZ não fosse uma boa ideia fazer esse contraponto familia rica branca/familia pobre preta? https://t.co/ceC6LV6XEp
— Gabi Bianco (@gabibianco) November 27, 2018
Deixa eu perguntar, vocês de Esquerda vão boicotar a Perdigão? Porque se forem eu vou investir na Perdigão, tudo que vocês boicotam faz sucesso.
— Leandro, Coração Alvinegro (@LJ_Leandro) November 27, 2018
Comercial da Perdigão:
Família faz "caridade de fim de ano" pra dormir com mais tranquilidade e não pensar na desigualdade social nos outros 364 dias do ano.
Quem doa: brancos.
Quem recebe: negrosSomos todos iguais. Vamos viver em harmonia. Mas cada um no seu "lugar" né? ? https://t.co/kfFTAaVQTE
— O Bloco da Canalha (@BlocodaCanalha) November 27, 2018
Sem entender o motivo da problematização da campanha da Perdigão?
Isso é só pq na propaganda desse ano, a família que recebe o chester é negra e a que compra branca?
Mas já fizeram uma ao contrário
O pessoal gosta é de ver problema onde não tem— ✬ Gabrieℓα (@falaseriogabi) November 27, 2018
Perdigão, agência, equipe envolvida .. tamos aí se precisar de consultoria https://t.co/ViHoouFXrj
— Samir Salim Jr. (@samirsalimjr) November 27, 2018
Gente será que não tinha ninguém na equipe da perdigão pra avisar sobre esse comercial sem a menor noção?
— crapbag (@julialimedeiros) November 27, 2018
Casas Bahia reúne ícones da propaganda brasileira em nova campanha e viraliza
Deixe seu comentário