O assassinato de Marielle Franco, quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro, pegou brasileiros de surpresa nas últimas horas da quarta-feira (14). A socióloga de 38 anos foi morta a tiros no trânsito carioca ao lado de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, que também faleceu. O histórico de denúncias da integrante da câmara contra milícias policiais e o modo com que o crime transcorreu levantou suspeitas: para muitos, trata-se de um crime político.
Nove balas foram encontradas no corpo da vereadora, os dois responsáveis pela execução fugiram sem levar nada. O fato de Marielle Franco ter pautado em seu mandato temas como a violência policial e ter sido nomeada relatora da comissão criada para acompanhar a atuação da intervenção militar na capital fluminense levantou desconfiança a respeito da participação de autoridades em seu assassinato. Para muitos, a trama de Tropa de Elite – filme que faz crítica a milícias policiais – tem narrativa semelhante à história da vereadora.
No segundo filme da franquia dirigida por José Padilha, ao denunciar atos de ilegalidade e corrupção na polícia carioca, Capitão Nascimento tem seu carro alvejado por tiros. Marielle Franco, eleita com 46 mil votos, trabalhava – principalmente em sua última semana de vida – na denúncia de abusos de autoridade no Rio de Janeiro. Muitos internautas não acham que as semelhanças não se tratam de pura coincidência e as análises fizeram com que Tropa de Elite se tornasse um dos tópicos mais comentados no Twitter na quinta-feira (15).
Confira alguns comentários:
Impossível não associar o relato de como morreu Marielle a essa cena do Tropa de Elite 2 pic.twitter.com/CGQLaKYzXT
— Rodrigo Faber (@rodrigofaber) March 15, 2018
Tropa de Elite 1 e 2 tá parecendo documentário ao invés de um filme de cinema.
— SYᗷYᒪᒪᗩ (@Sybylla_) March 15, 2018
"Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo! O sistema é foda. Ainda vai morrer muito inocente." Capitão Nascimento – Tropa de Elite 2
— Machado (@machadofelipe__) March 15, 2018
Realmente o filme "Tropa de Elite 2" relata bem o que acontece qnd se mexe com o sistema… Ainda mais triste saber que já se passaram 8 anos desse filme e a prática continua, "o inimigo sempre foi outro" e a queima de arquivo tá explícita!
— Miguelito (@guelmi_alchopas) March 15, 2018
Triste demais pela Marielle Franco. Igualmente triste pelas pessoas que ainda não perceberam que a gente vive um estado de excessão e silenciamento da oposição. Assistiram Tropa de Elite 500 vezes e não entenderam NADA. Tá foda. #NaoFoiAssalto
— Guto (@_mateusguto) March 15, 2018
Freixo anda com escolta, José Padilha teve que sair do Brasil, juíza Patrícia Acioli assassinada, Mariele assassinada
Batalhar contra o tráfico de drogas é muito menos perigoso que batalhar contra as milícias e a banda podre da polícia
Tropa de Elite 2 foi visionário
— Helder Floret (@hfloret) March 15, 2018
Deixe seu comentário