Isabel Salgado, uma das pioneiras no esporte e ícone do vôlei brasileiro, morreu aos 62 anos nesta quarta-feira (16) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
Ela foi diagnosticada com uma bactéria no pulmão e faleceu após sofrer de Síndrome da Angústia Respiratória Aguda – uma inflamação pulmonar que gera insuficiência respiratória.
De acordo com os médicos, a inflamação pulmonar afeta os alvéolos e faz com que extravase líquido para dentro dos pulmões. Assim, o órgão encharcado não consegue fazer troca gasosa e absorver oxigênio.
Nessas condições, o pulmão também apresenta dificuldades mecânicas para expandir e contrair os sacos pulmonares durante o movimento natural da respiração.
“Os pulmões ficam rígidos e a pessoa tem mais dificuldade para respirar“, resume o pneumologista João Salge ao ‘Estadão’.
Foi o que, infelizmente, aconteceu com Isabel Salgado. A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda costuma acontecer principalmente em quadros graves de pneumonia por gripe ou covid-19. Contudo, infecções em qualquer parte do corpo podem levar a esse nível de comprometimento do pulmão.
A morte da ex-jogadora de vôlei e vôlei de praia, Isabel Salgado, foi confirmada pela produtora de cinema Paula Barreto, através de uma mensagem enviada no grupo ‘Esporte Pela Democracia’.
“Fiz um call com ela na segunda-feira. Ela estava super gripada. Falei para ela ir a um hospital, ela me disse que já tinha ido e testado negativo para Covid. Na segunda a noite foi dormir passou mal. Deixou para ir para o hospital Sírio na terça de manhã. Quando acordou na terça já estava bem pior. Internou no Sírio já no CTI. Detectaram uma bactéria que já tinha tomado todo o pulmão. Foi entubada e teve uma parada cardíaca às 4h da manhã de hoje”, escreveu Paula.
A família da atleta emitiu uma nota se pronunciando após a morte de Isabel Salgado. Leia:
“Confirmamos a partida de uma das atletas mais importantes que este país teve. No momento a família está reunida e não teremos nenhuma declaração. Pedimos a compreensão de todos. Isso será feito assim que possível. O enterro será no Crematório e Cemitério do Caju. Velório 11h, Capela Histórica. E cremação agendada para amanhã, às 14h.”
Diante da triste notícia para o esporte brasileiro, o Comitê Olímpico do Brasil também se pronunciou sobre a morte de Isabel Salgado. Confira:
“O Comitê Olímpico do Brasil (COB) externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento, aos 62 anos, de Isabel Salgado, uma das mais importantes e talentosas jogadoras brasileiras de vôlei, nesta quarta-feira, 16. Neste momento de dor, o COB se solidariza e envia condolências à família e aos amigos de Isabel, assim como toda comunidade do vôlei.”
Quem foi Isabel Salgado?
Isabel Salgado foi a primeira grande estrela do vôlei feminino brasileiro. Ela participou dos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e de Los Angeles, em 1984. E foi pioneira ao se tornar a primeira mulher brasileira a jogar vôlei profissionalmente no exterior.
A ex-atleta realmente abriu caminhos para outras mulheres no vôlei de praia, e no esporte em geral. Em 1994, Isabel Salgado ganhou uma etapa em Miami juntamente com sua parceira, Roseli.
Indo contra o que era comum na época, Isabel Salgado teve quatro gestações e a maternidade nunca a impediu de seguir jogando. Em 2015, ela adotou um menino chamado Alisson.
E três dos cinco filhos da ex-jogadora seguiram os passos dela e construíram suas carreiras no vôlei de praia.
Isabel Salgado também teve uma forte atuação na política. Recentemente, ela comemorou a vitória de Luis Inácio Lula da Silva na Presidência. Nesta segunda-feira (14), a ex-jogadora foi incluída no grupo de esporte da transição de governo.
Entretanto, apresentou sintomas, precisou ser internada e acabou falecendo. O próprio Lula lamentou a morte de Isabel no Twitter:
“Uma referência tanto na quadra quanto na praia, foi convidada a integrar o Grupo Técnico de Esporte no Gabinete de Transição por sua competência como atleta e voz ativa por um país mais justo“, disse o futuro presidente do Brasil.
Agora veja uma foto de Isabel Salgado com os cinco filhos:
Michelle Mibow, musa do ‘Caldeirão’ e destaque do Carnaval, é encontrada morta
Deixe seu comentário