O mundo tem acompanhado a situação tensa em que o Irã se encontra nos últimos meses. Muitos conflitos políticos no país e uma onda de manifestações contrárias ao regime do líder, Ali Khamenei, tomou conta das ruas.
- GUIA DE PRESENTES DE NATAL! E se não der certo? Sem problemas, o prazo de devolução de produtos entregues pela Amazon foi estendido! Confira agora clicando aqui.
Uma notícia recente, extremamente preocupante, chamou atenção não apenas dos iranianos, mas do mundo todo.
O jogador de futebol Amir Nasr Azadani, de apenas 26 anos, foi condenado à morte por participar dos protestos pelos direitos das mulheres no Irã.
Amir Nasr Azadani pode ser enforcado em praça pública por ter participado dos protestos que começaram depois da morte de Mahsa Amini, de 22 anos. Ela foi morta por não estar com os cabelos totalmente cobertos.
Em meio a esse período de tensão no Irã, artistas famosos e jogadores de futebol se juntaram às mulheres nas manifestações. Acontece que o governo iraniano tem condenado à prisão – e até à morte – certas pessoas que se uniram aos protestos.
O jogador Amir Nasr Azadani foi acusado de traição e responsabilizado pela morte de três agentes policiais durante um protesto que aconteceu no Irã em 16 de novembro.
O governo também acusou o atleta de participar de um “grupo armado e organizado“ que teria como objetivo “atacar a República Islâmica do Irã”.
FIFPRO is shocked and sickened by reports that professional footballer Amir Nasr-Azadani faces execution in Iran after campaigning for women’s rights and basic freedom in his country.
We stand in solidarity with Amir and call for the immediate removal of his punishment. pic.twitter.com/vPuylCS2ph
— FIFPRO (@FIFPRO) December 12, 2022
Segundo informações do portal ‘G1’, os tribunais da capital do Irã condenaram ao menos 400 pessoas à prisão durante os protestos.
As penas chegam a ser de até 10 anos e algumas encaram o acirramento da repressão com penas de morte – como é o caso do jogador.
Na noite de segunda-feira (12), o sindicato global de jogadores de futebol Fifpro afirmou estar “chocado e enojado“ por Azadani estar enfrentando uma possível sentença de morte “depois de fazer campanha pelos direitos das mulheres e liberdade em seu país”.
Com a repercussão do caso, internautas brasileiros encontraram o perfil de Amir Nasr Azadani no Instagram e encontraram uma foto em que o jogador iraniano aparece vestindo a camisa da Seleção Brasileira de Futebol. Nos comentários, mandaram mensagens de força para ele.
“Brasil está com você!“, disse um rapaz. “Deus esteja com você, força!”, desejou outro brasileiro. “Nossa camisa! Brasil!!”, comentou outro internauta. “Não matem o cara!“, pediu mais um brasileiro no Instagram.
“Jesus é bom, ele sabe o que faz. Somente descansa no Senhor, e ele fará o que for necessário”, comentou uma mulher para o jogador iraniano.
Veja mais fotos do jogador, inclusive a que ele aparece usando a camisa do Brasil:
- GUIA DE PRESENTES DE NATAL! E se não der certo? Sem problemas, o prazo de devolução de produtos entregues pela Amazon foi estendido! Confira agora clicando aqui.
Memes de Gretchen são usados em reportagem de TV no Irã e ela fica perplexa
Deixe seu comentário