A esquizofrenia é um transtorno mental complexo, que se define pela incapacidade do que é real ou não. Delírios, confusão, alucinações e expressões emotivas estão entre alguns dos sintomas de pessoas que sofrem deste mal.
O distúrbio pode ser causado por fatores genéticos variáveis e até ambientais/comportamentais, como a própria vida urbana, consumo de drogas e diferentes infecções. Trata-se de um transtorno sem cura completa, ainda que a recuperação seja possível mediante tratamento regular.
A jovem Kate, que, atualmente, tem 18 anos, foi diagnosticada com esquizofrenia em 2016. Ela sempre gostou de arte, mas, em depoimentos mais recentes, afirma ter entendido que o distúrbio fez com que ela se aproximasse das manifestações artísticas: era como ela exprimia o que passava diariamente.
Kate evita utilizar o termo “doença mental”, visto que se sente inserida na sociedade. “O que eu vivo não é fácil e pode ser debilitante, mas eu não estou vivendo nas ruas gritando sobre abduções alienígenas. Isso não quer dizer que não há pessoas lá fora em situação grave – há. No entanto, também há pessoas como eu que apenas ficam em casa a maior parte do tempo escondidas no seu quarto. É um espectro de sintomas com diferentes graus de gravidade”, explica, em entrevista ao site Boredpanda.
Após saber de sua condição, Kate afirma que passou a utilizar a arte, de forma consciente, para representar as alucinações que tem. E os resultados de suas obras passaram a ser divulgadas por meio de seu perfil na rede social Instagram.
Na imagem abaixo, há uma representação de um delírio visualizado por Kate.
Ela relata, por exemplo, que suas alucinações fazem com que ela se sinta inútil, “como uma mosca”.
Neste desenho abaixo, ela tenta definir algumas de suas alucinações.
Os delírios podem remeter à sua própria imagem. Nesta, por exemplo, ela retratou o que viu quando estava de frente ao espelho.
O desenho abaixo é algo que ela vê andando por seu teto.
Ela também visualiza olhos vivos.
Em suas alucinações, ela já escutou vozes pedindo para que ela colocasse fogo em tudo.
Por vezes, Kate é acompanhada de um pássaro imaginário que canta para ela.
Outros desenhos estão disponíveis no perfil @awkwardapostrophe, no Instagram.
Deixe seu comentário