Chef de cozinha cuja inspiração vem de memórias afetivas, Kátia Barbosa é um exemplo para qualquer brasileiro.
Criadora do famoso bolinho de feijoada, a jurada do programa ‘Mestre do Sabor’ (exibido às quintas-feiras a partir das 22h na TV Globo) enfrentou uma infância humilde antes de chegar às telinhas e não tinha recursos para uma formação acadêmica em gastronomia.
Porém, ela contava com dedicação de sobra para investir em leituras e estudos por conta própria. A conversa foi com a revista 29HORAS.
“Meu repertório era curto e eu não tinha grana, então passava horas em livrarias. Não lia receitas, porque não queria aprender a reproduzir, queria entender o comportamento dos ingredientes, as questões químicas”, conta.
Dona do restaurante Aconchego Carioca, a chef faz uma reflexão sobre o potencial da gastronomia brasileira.
“Às vezes a gente precisa ir longe para ver o que está na nossa cara. Anos atrás, na Inglaterra, o Daniel Boulud serviu uma sobremesa bem cremosa, com tapioca e leite de coco, uns cubinhos bem pequenininhos de manga e um praliné de castanha de caju”, lembra.
“Pensei: como é que um francês que mora em Nova York fez isso melhor do que brasileiro? Na hora saquei que a questão era valorizar o simples, porque não adianta nada viajar o mundo inteiro e não saber fazer uma carne de panela”, completa.
A nova edição da revista 29HORAS está disponível para retirada gratuita nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos de Viracopos (Campinas/SP), Congonhas (São Paulo/SP) e Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ).
Neste mês de junho, a publicação destaca entrevistas exclusivas com Paulo Betti, Alessandra Negrini e Kátia Barbosa.
Deixe seu comentário